6 de abril de 2010

Dor do crescimento é sinônimo de doença?

A “dor do crescimento” trata-se de uma disfunção que acomete crianças e adolescentes entre três e 15 anos e varia de intensidade e frequência dependendo de cada caso. Essas dores estão presentes nos membros inferiores (pés e pernas) e podem estar associadas a uma jornada de grande atividade física, o que explica a incidência no final do dia.

        "Não existe exame para diagnosticar a dor do crescimento", explica o médico ortopedista e traummenino-sentindo-doratologista, Joaquim Reichmann, diretor da Clínica Reichmann de Chapecó, especializada em ortopedia, cirurgia do joelho, ombro, quadril, traumatologia dos esportes e videoartrocopia. No entanto, segundo ele, é importante a realização de exames para descartar a possibilidade de diagnóstico de doenças reumatológicas, hematológicas ou endocrinológicas, que possuem sintomas semelhantes às “dores do crescimento”.

        As crises podem ser diárias ou esporádicas e podem estar presentes por longos períodos antes de desaparecerem. Depois de confirmado o diagnóstico, o tratamento deve ser feito através de analgésicos e aplicação de massagens e compressas quentes. “As crianças não devem ser vistas como doentes, pois as dores do crescimento ocorrem em crianças saudáveis, desaparecem com o passar do tempo e não deixam sequelas”, explica Reichmann.

Fonte: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog