25 de maio de 2010

Joelho: Conheça as lesões mais frequentes e os tratamentos mais avançados

O médico ortopedista e traumatologista, Joaquim Reichmann, diretor da Clínica Reichmann de Chapecó, é um dos mais reconhecidos especialistas em ortopedia, atuando nas áreas do joelho, ombro, quadril, traumatologia dos esportes e videoartroscopia. Nessa entrevista, ele explica de forma didática as principais lesões do joelho e os mais avançados tratamentos que proporcionam alívio e cura.

Quais as doenças mais comuns dos joelhos?

Reichmann – Lesões musculares, tendinites, lesões dos meniscos, lesões dos ligamentos, lesões de cartilagens, mal alinhamento da patela, condromalacia patelar (amolecimento da cartilagem) e fraturas.

Qual a causa mais comum das lesões de joelho?

Reichmann – Entorse de joelho associado com mecanismo de alavanca. Podem causar lesões diversas. As mais frequentes são nos meniscos e ligamentos.JReichamann

Quem são os pacientes mais lesionados?

Reichmann – Jogadores de futebol amador e profissional em nosso meio são os que se lesionam mais frequentemente. Qualquer esporte de contato pode causar lesões nos joelhos, como tênis, handebol, esqui, basquete, etc. É mais comum no homem, mas vem aumentando a incidência nas mulheres. A faixa etária na qual ocorrem mais acidentes é entre 15 a 35 anos. Atividades pesadas com uso dos membros inferiores ou esportes de contato causam mais lesões.

A falta de tratamento adequado pode levar a quais consequências?

Reichmann – A falta de tratamento adequado e precoce pode causar sérias consequências como agravamento das lesões e artrose do joelho. É a situação conhecida como junta gasta. Quanto mais esperar para tratar as lesões do joelho, mais o quadro se agrava, pois a evolução ocorre em progressão geométrica.

Quais são os métodos mais modernos para tratamento dos joelhos?

Reichmann – Nos tratamentos não cirúrgicos temos como opções: plasma rico em plaquetas (PRP) que pode acelerar a cura das lesões em casos bem selecionados; viscosuplementação, que é a utilização de ácido hialurônico intraarticular que melhora a viscosidade do líquido sinovial que nutre a cartilagem; o uso de condroitina e glicosamina, que melhora a dor e mobilidade articular; e a reabilitação da biomecânica articular com osteopatia. Nos tratamentos cirúrgicos temos a osteocondroplastia, que é a correção das lesões de cartilagem por termo abrasão com uso de radiofrequência ou microfraturas; enxerto de cartilagem, chamado de mosaicoplastia, utilizado para lesões profundas da cartilagem; cultura de condrócitos (células que formam a cartilagem) para tratar os defeitos da cartilagem; osteotomia, para alinhar as pernas desalinhadas (joelhos juntos ou afastados); realinhamento patelar nos casos de desalinhamento e patelas altas; reparo de lesões de menisco (com ressecção ou sutura); nova abordagem para correção de lesões do ligamento cruzado anterior com reconstrução anatômica; materiais de fixação bioabsorvíveis de última geração; próteses articulares que duram mais tempo pelo emprego de novos materiais mais resistentes, desenho anatômico e que reproduzem a biomecânica da articulação e cimentos ósseos para fixação de melhor qualidade; instrumentais cirúrgicos mais eficientes, com novos desenhos que tornam os procedimentos complexos mais rápidos e seguros.

Quais as atividades mais perigosas para a saúde dos joelhos?

Reichmann – Atividades de impacto, esportes de contato, tênis, esqui, skatismo, etc.

Quais as últimas inovações e avanços que a medicina produziu nos últimos anos em relação ao diagnóstico e tratamento das patologias de joelho?

Reichmann – Como inovação em diagnóstico temos os raios-X com incidências especificas para o joelho; a artrorressonância magnética, que permite ver alterações mínimas nas cartilagens e demais estruturas internas do joelho, tomografia computadorizada que permite medir ângulos no caso de realinhamento de patela, tomografia computadorizada que permite a reconstrução tridimensional dos ossos no caso de fraturas, que facilita muito o planejamento cirúrgico; medicina nuclear com cintilografia óssea que pode identificar casos de necrose dos ossos, artroses, infecção e tumores; e a videoartroscopia, que é a cirurgia por pequenos cortes de 0,5 mm, chamados portais, e com a evolução da técnica permite fazer diagnóstico de lesões até cirurgias complexas com a mesma segurança das cirurgias abertas sem as suas desvantagens.

Quais as expectativas a curto e médio prazo para as novidades no tratamento de lesões de joelho? Existe alguma novidade que possa animar médicos e pacientes?

Reichmann – Novos materiais, novos instrumentais cirúrgicos - de manuseio mais fácil -, novas técnicas cirúrgicas em desenvolvimento, substâncias que reforcem os tendões degenerados e agilizem a cicatrização das lesões, tratamentos mais eficazes no tratamento de artroses e terapia genética.

Fonte: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

Blog Widget by LinkWithin

Um comentário:

  1. boa tarde
    fiz uma cirurgia de joelho faz 11 meses, ligamentos posterior cruzado, medial e menisco, so que agora depois de varias sessoes de fisioterapia meu joelho vive inchado e doi muito, foi tirado outra ressonancia e acusou uma lesão de condrial garu 3 e 4, meu ortopedista passou um remedio de sulfato que é maninupado em farmacia, sera que vai melhorar o dor no joelho, atualmente não consigo correr e tenho dificuldades de caminhar tb
    billijota@hotmail.com
    abraços
    billy

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog