26 de setembro de 2009

Telas de galinheiro e futebol na TV

Será que telas de galinheiro têm algo a ver com jogos de futebol na TV? Leia este artigo e fique sabendo.

Quatro meses depois de inaugurada a TV Tupi de São Paulo, vai ao ar a TV Tupi do Rio de Janeiro em 20/01/1951. Nessa primeira fase, seus estúdios funcionavam no 4º andar do Edifício Associado. O primeiro diretor da estação é o radialista José Mauro, que antes dirigia as Rádios Associadas cariocas. A programação vai desde o telejornal criado por Luís Jatobá, até Espetáculos Tonelux, com Virgínia Lane, Fantasia, um programa infantil e o O Céu é o Limite, a grande sensação da época, apresentado por Jota Silvestre.

Um dos feitos mais incríveis da TV Tupi foi a transmissão do jogo de futebol entre os selecionados do Brasil e Itália, realizado em 1956, do Maracanã para São Paulo. O técnico da Tupi, Reinaldo Paim, resolveu fazer uma experiência: instalou antenas feitas de tela de galinheiro em Ilhabela e Itapeva e começou a transmissão. O improviso funcionou e os telespectadores paulistas assistiram, pela primeira vez, a um jogo no Maracanã, em transmissão direta.

O feito impressionou alguns técnicos de televisão americanos, que eles chamaram a experiência de O Voo do Besouro, porque o besouro, segundo a aerodinâmica, não teria condições de voar, mas voa.

Fonte de pesquisa: Nosso Século, Abril Cultural, 1980.

Blog Widget by LinkWithin

Um comentário:

  1. Nossa...estou até imaginando o improviso! Mas na real a televisão se fêz sob o improviso. Não apenas neste relato aí, mas em muitos outros. Uma prova cabal de que se não experimentar não terá sucesso!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog