21 de julho de 2009

Ventos fortes e risco de tempestades deixa Santa Catarina em alerta

O Departamento Estadual de Defesa Civil alerta para o risco de destelhamentos, queda de árvores e outdoors, e desaconselha a prática de atividades náuticas, em alto mar, principalmente, no litoral Sul, devido à possibilidade de ventos fortes a partir de terça-feira (21), e risco de tempestades, na quarta-feira (22), na região que vai do Oeste ao Sul do Estado.


Conforme o último Boletim divulgado pela Epagri/Ciram, nesta terça(21) às 9:55h, uma frente fria, em formação ao Sul do Brasil, intensifica os ventos de nordeste em SC, com previsão de rajadas de 60 a 80km/h, mais intensas entre a tarde e noite desta terça e a manhã de quarta-feira. Na quarta-feira, a frente fria avança rapidamente por SC, provocando chuva forte com trovoadas. Há risco de temporal e queda de granizo, especialmente do Oeste ao Sul. De quinta para a sexta-feira é o frio intenso que marca presença em SC devido à chegada de uma intensa massa de ar frio, a mais forte do inverno até o momento.

Frio: Esta massa será responsável por temperaturas negativas e geada no final de semana nas áreas altas do estado, entre 6 e 8 graus negativos em São Joaquim e Caçador. O frio, associado a esta massa polar, deve se igualar ao do ano de 2000, um dos mais intensos registrados nesta década.

Mar: Os ventos intensos desta terça-feira provocam forte agitação no mar, com picos de onda de 2 a 3m no Litoral Catarinense entre à noite desta terça e manhã de quarta-feira. No decorrer da quarta-feira, a agitação diminuiu, voltando a aumentar a partir de quinta-feira, com o predomínio de vento sul.


Recomendações no caso de ventos fortes ou tempestades: Durante a ocorrência de ventos fortes, a recomendação da Defesa Civil é para que as pessoas procurem abrigo em locais seguros; e evitem o trânsito em locais abertos, próximo a árvores, placas ou objetos que possam ser arremessados.


No caso de alagamentos, a população deve evitar contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências; fechar janelas e portas; e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.


Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão para qualquer necessidade. O telefone para contato é o 48 3244 0600. O alerta é devido à previsão de mau tempo e objetiva prevenir à população, para evitar possíveis danos e/ou prejuízos.

Fonte: Secretaria Executiva da Justiça e Cidadania e Epagri/Ciram

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog