1 de julho de 2009

Os melhores produtores e empresários rurais

A Coopercentral Aurora, o Sebrae/SC e o Movimento Catarinense pela Excelência (MCE) entregarão o PRÊMIO EMPREENDEDOR RURAL COOPERATIVISTA 2009 – Troféu Aury Luiz Bodanese – em solenidade programada para as 10 horas da manhã, deste sábado, dia 4 de julho, no Ginásio Plínio Arlindo de Nês, em Chapecó.

O prêmio reconhece o desempenho de produtores que se tornaram empresários rurais e adotaram práticas diferenciadas, melhorando a qualidade de vida e a renda sem agressão ambiental. O evento será prestigiado por muitas lideranças, entre elas, o ministro José Barroso Pimentel, da Previdência Social.

Sete cooperativas se inscreveram com três representantes cada uma. Serão conhecidos os três vencedores (1o, 2o e 3o lugares) na classificação geral. Todas as famílias rurais que participaram do programa Qualidade Total Rural podiam participar do prêmio. O QT Rural está sendo desenvolvido nos estabelecimentos agrícolas do grande oeste de Santa Catarina há dez anos e foi classificado como um dos maiores instrumentos de qualificação dos produtores rurais do país. O programa contabiliza mais de 20.000 famílias rurais qualificadas e é desenvolvido pela Coopercentral Aurora e suas cooperativas agropecuárias filiadas, com apoio do Sebrae, do Senar e do Sescoop.

O Prêmio será concedido ao empresário rural que ingressou na atividade antes de dezembro de 2005, tenha domicílio fiscal na área de abrangência da cooperativa, comprove regularidade fiscal, faça parte de cooperativa filiada à Coopercentral e tenha participado integralmente do Programa Qualidade Total Rural.

“A qualidade deve estar presente em todas as etapas da produção agropecuária e na vida da família rural como um atributo do qual não se abre mão”, observa o presidente da Coopercentral Aurora, Mário Lanznaster. O coordenador de treinamento Joel Pinto mostra que o prêmio leva as famílias rurais a prosseguirem nos esforços de qualificação e requalificação profissional-empresarial. O coordenador regional do Sebrae, Ênio Parmeggiani, realça que o Prêmio comprovou que a vida das famílias rurais mudou com os investimentos em formação profissional rural que o Sescoop, o Senar, o Sebrae e as cooperativas sustentam há vários anos através do projeto de desenvolvimento de produtores rurais integrados às cooperativas singulares (Deprics).

A avaliação dos empresários candidatos ocorreu com a adoção de um instrumento que analisa a gestão pela qualidade praticada pelo empresário rural e dos resultados de sua propriedade, levando em consideração critérios de liderança, estratégias e planos, clientes, sociedade (relacionamento com o meio ambiente e com os demais empresários rurais na prática do cooperativismo), conhecimento, relacionamento com as pessoas e resultados.

O reconhecimento se dá em duas etapas. Na primeira fase, os três empresários rurais de cada cooperativa singular participante que obtiveram o melhor desempenho no processo de avaliação foram reconhecidos como vencedores em sua cooperativa nas categorias bronze, prata e ouro. Na segunda fase, os três empresários que obtiveram o melhor desempenho entre os vencedores de cada cooperativa serão, agora, reconhecidos como vencedores do Troféu Aury Luiz Bodanese.

O processo de avaliação dos empresários candidatos, que leva à escolha dos empresários vencedores do Prêmio Qualidade Rural obedeceu cinco etapas: auto-avaliação, seleção, visita à propriedade rural pelo Comitê Gestor, decisão sobre os vencedores e relatório de avaliação.


Fonte: Marcos A. Bedin
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog