9 de novembro de 2012

Competição: fazer pontes com palitos de picolé

Palitos de picolé são a matéria-prima para a confecção de pontes. Estranho? Pois a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) realiza no domingo, 11, às 9 horas, na quadra coberta do setor E, no Campus Itajaí, uma competição para avaliar as habilidades de seus acadêmicos na construção de pontes utilizando, exatamente: palitos de picolé.

O desafio é construir um protótipo de ponte executada com palitos de picolé unidos com adesivo. Para a avaliação de seu depicolesempenho estrutural ela será submetida a uma carga crescente. Ganha, entre outros critérios, a ponte que resistir ao maior peso. Podem participar apenas alunos do curso de Engenharia Civil da Univali, mas o acompanhamento do evento é gratuito e aberto ao público.

A coordenadora do curso de Engenharia Civil da Univali, Sonia Iara Portalupi Ramos, explica que o concurso permite experimentação e trabalho de equipe: “Com essa experiência os alunos aplicam os conhecimentos básicos de mecânica dos sólidos, projetam estruturas simples, comunicam e justificam suas decisões e trabalham em grupo para executar seus projetos”, relaciona.

Cada grupo participante poderá ter no mínimo três e no máximo seis integrantes e apresentar apenas um modelo de ponte que deverá vencer um vão livre de um metro. A ponte só pode ser construída utilizando material fornecido pela organização do concurso e seu peso máximo não pode ultrapassar 800 gramas. A equipe vencedora receberá o valor simbólico de R$ 300,00. A atividade integra as ações comemorativas ao 15º aniversário do curso de Engenharia Civil que ocorrem até o dia 30 de novembro.

Mais informações: (47) 3341-7681, com Sonia Iara Portalupi Ramos, coordenadora do curso.

Fonte: Univali

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog