12 de novembro de 2012

Leite orgânico: saudável e ecologicamente correto

O leite orgânico é um alimento livre de agrotóxico que vem do manejo sustentável e ecologicamente correto, respeitando o bem-estar animal, o solo e a conservação das águas. Eco Lact, primeiro com inspeção federal, foi lançada durante a 4ª edição da Mercoláctea, encerrada no último domingo (11), no Parque de Exposições Tancredo Neves (Efapi), em Chapecó.

“Foram produzidos para a feira uma tiragem de 50 litros de leite orgânico. Os visitantes se interessaram pela proposta e aproveitaram para tirar dúvidas e conhecer o alimento que é mais nutritivo e saudável”, destacou o coordenador do Núcleo Noroeste Catarinense de Agroecologia e técnico da Central Ascooper (Central da Agricultura Familiar), Eliandro Comin.

O consumidor poderá adquirir o leite orgânico a partir de janeiro de 2013, nos supermercados. O alimento também será disponibilizado no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Comin explicou que nas embalagens estarão dois selos que identificam o produto: um da Rede Ecovida de Agroecologia e outro Orgânico Brasil, do MAPA. Para o ano que vem está prevista a produção de mais produtos orgânicos como: queijo mussarela, queijo colonial e creme de leite.leiteorganico

A matéria-prima é oriunda de 40 produtores certificados dos municípios de Quilombo, Formosa do Sul, Santiago do Sul, Novo Horizonte, São Lourenço do Oeste, Jupiá, Galvão, Coronel Martins e São Domingos. O número de produtores poderá aumentar, uma vez que 140 propriedades têm o perfil para ingressar no projeto.

A iniciativa conta com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Governo Federal, Suck Milk, Rede de Agroecologia Ecovida, Cresol, Leta UFSC – Brasil, Instituto Saga, Terra Viva, Epagri, Sebrae/SC e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

PRODUÇÃO

Os animais são manejados em piquetes e recebem pasto verde, mineralização, água e sombra, o que proporciona o bem-estar. A adubação das pastagens se dá pelos próprios animais e pela utilização de compostos e adubos minerais de baixa solubilidade. Na sanidade animal, o foco é a prevenção de doenças e parasitas, com a utilização de produtos naturais em detrimento da aplicação de antibióticos.

O meio ambiente é preservado e o equilíbrio entre as áreas produtivas e as de interesse ambiental garantem a estabilidade da produção.

FEIRA

A expo-feira é organizada pela LATINA e promovida pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (Acic), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc). Conta com o apoio institucional do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Associação Brasileira de Criadores de Ovinos Leiteiros (Abcol), União Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), Ascooper, Sistema FIESC, Senai, Epagri, Cidasc, Sindicato Rural de Chapecó e Chapecó e Região Convention & Visitors Bureau.

Tem o patrocínio do DENACOOP, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ministério de Desenvolvimento Agrário, Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca, Governo do Estado de Santa Catarina, Secretaria Municipal da Agricultura, Prefeitura Municipal, Sebrae Santa Catarina, Coopercentral Aurora Alimentos, Fetaesc e Governo Federal.

Fonte: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog