19 de outubro de 2011

Festival do pequi

O pequi é uma fruta nativa do cerrado brasileiro que, na língua indígena, significa “casca espinhenta”. É muito utilizado na culinária da região Nordeste, Centro Oeste e norte de Minas Gerais. De sabor marcante e peculiar, o pequi é consumido cozido, puro ou misturado com arroz, frango. Da polpa pode se extrair também o azeite de pequi, um óleo usado para condimento e na fabricação de licores.

De cor verde, quando maduro, possui em seu interior um caroço revestido por uma polpa macia e amarela, a parte comestível. O pequi pertence à família das cariocáceas, pode ser encontrado em toda a região Centro Oeste (considerada a capital da fruta), nos estados de Rondônia, Minas Gerais, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia e Ceará, visto que somente em Goiás podem ser encontradas todas as espécies. A frutificação ocorre entre os meses de setembro e fevereiro. Não se deve arrancar da árvore e sim catar os que já estão caídos no chão, já que o pequizeiro é uma árvore protegida por lei que impede seu corte e comercialização em todo o território nacional.Pequi

A cidade de Crixás, no Noroeste de Goiás, vai viver este mês,quatro dias de festa regada a pequi. O fruto é a estrela máxima da sexta edição do Festival Gastronômico, Cultural e Esportivo do município. O evento acontece de 27 a 30 de outubro no espaço da Feira Coberta Rocinha de Porta.

A programação reúne receitas preparadas por empreendedores locais, entre donos de restaurantes, bares, lanchonetes e cozinheiros. O festival conta com 20 estandes, responsáveis pelo comércio de iguarias tradicionais, que privilegiam o sabor do pequi e conservas do produto. A festa também destaca as Oficinas Gastronômicas Conceituais, trabalho desenvolvido pelo Sebrae em Goiás. No festival, acontecem palestras sobre temas como promoção e valorização do pequi e viabilidade econômica do extrativismo.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

Blog Widget by LinkWithin

Um comentário:

  1. muito bom este site achei tudo que u precisava para o meu trabalho sobre a festa do pequi e dessa vez acho que vou tirar nota 10 bom eu espero .... tchau!!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog