8 de agosto de 2011

O Ballet e as lesões no tornozelo

Caracterizado como uma dança mundialmente conhecida, o ballet possui forma altamente técnica e um vocabulário próprio. Este gênero é difícil de dominar e requer muita prática. É um estilo equilibrado que incorpora as técnicas fundamentais para muitas outras formas de dança e exige horas de treinamento, envolvendo as articulações em posições excessivas. Por este motivo, é comum que os bailarinos sintam algum tipo de desconforto em alguma parte do corpo, o que pode resultar em lesões.

O médico ortopedista e traumatologista, Joaquim Reichmann, destaca que os calçados, o piso e a temperatura inadequados, bem como o encurtamento muscular, fraqueza muscular e dietas inadequadas são alguns dos elementos que podem contribuir para o aparecimento de lesões. “A combinação destes fatores poballetde levar ao aparecimento de diversas lesões, entre elas as ligamentares relacionadas com entorses de tornozelo e do pé”, exemplifica.

Segundo Reichmann, um dos fatores que justifica a grande incidência de lesões em membros inferiores está relacionado ao posicionamento da dança, que exige uma extensa movimentação dos pés, com posicionamentos extremos, o que gera sobrecarga.

Distensões podem ocorrer em qualquer ligamento do pé e tornozelo, porém, o mais comum envolve o complexo de ligamentos localizados lateralmente no tornozelo. Reichmann explica que a lesão ligamentar lateral acontece em flexão plantar em inversão, pois é a posição de máximo estresse do Ligamento Tíbio Fibular Anterior (LTFA) - o mais frágil dos ligamentos laterais. Com o pé na posição anatômica, o LTFA corre paralelo ao eixo do pé. Quando o pé encontra-se em flexão plantar sobre o solo, o LTFA, corre paralelamente ao eixo da perna, ficando desta forma, mais propício à lesão.

Os cotovelos e os joelhos também costumam sofrer lesões devido às constantes hiperextensões dos bailarinos. Outros problemas enfrentados por quem pratica ballet são as tendinites do músculo tríceps sural (tendão de Aquiles) e do tibial posterior, síndrome do túnel do tarso, fraturas por estresse da tíbia etc.

Reichmann reforça que, para prevenir lesões, é necessário que os bailarinos sejam orientados sobre questões anatômicas e fisiológicas. “Quando os praticantes de ballet são trabalhados tecnicamente de forma adequada, apresentarão alto rendimento e menor probabilidade de lesões”.

Fonte: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog