20 de julho de 2011

Ginástica laboral diária pode combater LER e DORT

Com a correria do dia a dia, muitas vezes, as pessoas não percebem que as atividades repetitivas, principalmente, na indústria, comércio e nos setores de prestação de serviços podem trazer problemas futuros. Entre os mais comuns, estão as Lesões por Esforços Repetitivos (LER) ou Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (DORT).

Para que essas atividades deixem de ser desgastantes e passem a ser agradáveis, uma das ferramentas eficazes para proteger a saúde, manter a qualidade de vida e prevenir tanto a LER, como a DORT está a ginástica laboral.

O médico ortopedista e traumatologista Joaquim Reichmann, diretor da REICHMANN ORTOPEDIA, de Chapecó, explica que as pessoas que trabalham com materiais pesados e não fazem nenhum tipo de ginástica laboral, inevitavelmente sofrerão distensões e contraturas musculares, problemas na coluna vertebral, joelhos e Lesões por Esforços Repetitivos ou Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho. Lembra que, no caso de materiais pesados, deve-se utilizar suporte lombar de proteção.ginasticalaboral

Não há restrição para a ginástica laboral que, na prática, são exercícios suaves e orientados, porém, é recomendado o acompanhamento de um fisioterapeuta ou professor de educação física.

O tempo ideal depende da atividade. Por exemplo: para digitação, bastam 10 minutos a cada hora trabalhada. “No Brasil nota-se que o tempo e a frequência de ginástica laboral é insuficiente, na maioria dos programas. Por exemplo, uma vez ao dia para digitadores é insuficiente”.

Os exercícios consistem em alongamentos individualizados de todos os segmentos do corpo. Agasalho leve e tênis ou pés descalços são suficientes para a prática da ginástica laboral.

Reichmann adverte que ginástica laboral mal feita pode trazer complicações para as articulações, provocando dor por excesso de tensão muscular.

Fonte: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

  • Projeto Valença Troca Livros - Aguardem! Em novembro! Vem aí o *"Projeto Valença Troca Livros"* Sem custo algum, apenas doação, amor. Já tenho alguns livros *livros* para serem trocados...
    Há uma semana
  • - Cheiro de Goiaba - Mais uma participação da escritora, historiadora *Urda Alice Klueger, *Comentando o seu primeiro dia de aula, na Rua da Glória antiga Escola São José, e q...
    Há 2 semanas
  • - Noite da Família no Clã! No sábado a noite (13/05) foi realizado uma noite super especial com todas as Mães e familiares do Clã, onde rolou bolos e salgad...
    Há 5 meses
  • -

Arquivo do Blog