13 de novembro de 2010

Campanha de superação do racismo

Pela Rede Afrokut será lançada, no dia 21 de novembro, a Campanha de Superação do Racismo na Educação Infantil nas Igrejas. A campanha tem por propósito levar o debate sobre preconceito e discriminação para as escolas dominicais e escolas bíblicas das igrejas evangélicas brasileiras. 

 

A campanha integra a programação da 7ª edição da Semana Nacional Evangélica de Consciência Negra (Senecon). Na Semana também será lançado o Curso Pastoral da Negritude, de 60 horas e a distância, voltado à formação e capacitação de pessoas para o ministério e pastorais de negritude cristã nas igrejas.

Com o patrocínio da Fundação Luterana de Diaconia (FDL) e da Coordenadoria Ecumênica de Serviço (Cese), a Senecon tem por objetivo envolver as igrejas evangélicas na questão racial e da negritude.

No sábado, 6, o Santuário Nacional de Aparecida, São Paulo, recebeu romeiros da 14ª Romaria das Comunidades Negras, organizada pela Pastoral Afrobrasileira, da Igreja Católica. “Mãe Negra Aparecida somos protagonistas de um novo tempo” foi o lema da Romaria.

Olhar as Sagradas Escrituras na perspectiva da negritude é a proposta do livro Bíblia e Negritude – Pistas para uma Leitura Afro-Descendente, editado pelo Centro de Estudos Bíblicos (Cebi).
No livro, Edmilson Schinelo indaga se fiéis que participam regularmente da vida da igreja ao menos ouviram a hipótese de que Simão de Cirene, aquele que ajudou Jesus a carregar a cruz, era negro. 

“Ora, Cirene fica no norte da África, mas alguma vez você ouviu em prédica ou sermão, na catequese, na escola dominical ou no ensino confirmatório, que um africano ajudou Jesus a carregar a cruz?” Estudiosos alegam que Simão era um judeu na diáspora, mas com que argumentos? – pergunta.
Moisés casou-se com uma africana, segundo o livro de Números 12, um africano de nome Ebed-Melec liderou movimento para libertar o profeta Jeremias, que fora jogado numa cisterna, de acordo com o relato de Jeremias 38.

“Queremos e podemos descobrir as raízes negras do povo hebreu e de toda a Bíblia”, porque o livro dos livros, antes de ser europeu, ele é afro-asiático, afirma Edmilson. Ele não nega a contribuição européia ao continente americano e assinala que negros e latinos querem seguir trocando saberes com o Velho Continente. “Mas denunciamos o cristianismo branco e opressor, com teologias que chegam ao absurdo de justificar a escravidão negra, feita pelos brancos, e que continuam, muitas vezes, negando nossas raízes.”

Fonte:ALC
Blog Widget by LinkWithin

2 comentários:

  1. Afrokut .... Ok, tudo que for pra ajudar a ajudar desde cedo a cortar este grande mal que é a discriminação racial é valido.

    ResponderExcluir
  2. É amigo racismo, será que um dia nos livraremos deste mal? Mais digo-te, sou contra a qualquer tipo de racismo.
    Abraços forte

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog