“Cooperativismo ao alcance de todos” é o título da obra reeditada neste ano pela Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). Organizada em 17 capitulos e 38 páginas, a obra concentra valiosas informações sobre a doutrina, a legislação e a prática cooperativista no Brasil.
Os capítulos tratam dos seguintes temas: uma lição de cooperação, exemplos de cooperação, conceituações, origens do cooperativismo, os precursores, a primeira cooperativa, os princípios, a expansão da ideia cooperativista, representação do sistema cooperativista, significado dos símbolos da cooperação e o cooperativismo no Brasil e em Santa Catarina.
Outras abordagens consistem na nova fase do cooperativismo, no cooperativismo como forma de organização social e na estrutura de uma cooperativa.
A publicação é distribuida gratuitamente pela Ocesc e destina-se a professores e estudantes do ensino fundamental, cooperados, funcionários e cooperativas,líderes de comitês e demais interessados.
O trabalho foi originalmente elaborado por Alcyr Peters Hartung e, posteriormente, revisada e atualizada pela equipe técnca da Ocesc e do Sescoop, tendo a frente o presidente Marcos Antônio Zordan e o superintendente Geci Pungan, acompanhados dos colaboradores Paulo von Dokonal, Ramiro Hensel, Milton Dalago, Laércio Meneghini, Élvio Silveira, Valéria Hirasike, Alexandre Alves, Dione Palhares e Patrícia de Souza.
Por: MARCOS A. BEDIN
MB Comunicação Empresarial/Organizacional
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu recado.