18 de julho de 2010

Formação profissional e as demandas do mercado

A recuperação da economia tem proporcionado geração de empregos e melhoria na renda da população, o que interfere de maneira positiva na procura pela educação, sina maior acesso da população ao ensino superior.

Oitenta por cento dos alunos que ingressam na Unoesc Chapecó são trabalhadores e estão buscando através do ensino superior a garantia de um futuro melhor. Pessoas que pretendem, com o cumprimento do curso, se tornar um profissional com lugar garantido no mercado de trabalho, o que não é possível isoladamente.

O papel das instituições vai muito além de cumprir as matrizes curriculares dos cursos de graduação. A universidade precisa formar cidadãos, e isso implica em mostrar as diversidades do mundo globalizado, com acesso a cultura e ao mercado de trabalho, fazendo-os entender o papel que devem desempenhar, para não se tornarem no futuro, graduados frustrados. A universidade deve fazer o aluno refletir sobre o seu posicionamento atual e oferecer ferramentas que possibilitem a construção de uma vida exitosa.

A partir dessa reflexão, a Unoesc Chapecó promove anualmente vários cursos de extensão, que visam suprir carências de formação profissional e pessoal exigidas no mercado. Em 2010 foram programados quarenta (40) cursos, quatro (04) cursos específicos de cada área de graduação (Direito, Contabilidade, Administração, Sistemas de Informação, Comercio Exterior, Psicologia, Gestão Comercial, Logística e Educação Física), e mais oito (08) cursos de capacitação pessoal e para o emprego.

A Unoesc Chapecó também promoveu no primeiro semestre de 2010, sete (07) “Encontros de Integração entre a Universidade, Empresários e Profissionais”, com o objetivo de aproximar a comunidade acadêmica ao meio profissional. Com essa proximidade, é possível entender as necessidades dos empresários, as dificuldades enfrentadas no mercado, e principalmente, descobrir que perfil de profissional o mercado está buscando. Através dessas informações, é possível preparar melhor os nossos acadêmicos, para que sejam absorvidos pelo mercado.

Foi a partir de um desses encontros, que nasceu o projeto de “Capacitação para o Mercado de Trabalho”, que tem como objetivo estabelecer parcerias com empresas de Chapecó e região para facilitar o ingresso de acadêmicos capacitados ao mercado de trabalho. Proporciona–se uma formação diferenciada, via programa de capacitação, formulado a partir das necessidades e demandas empresariais e também disponibilizar ás empresa os currículos de acadêmicos egressos (graduados) que atendam as condições para a contratação como profissionais qualificados. Assim, a Unoesc Chapecó capacita o acadêmico, para depois indicá-lo com segurança para as entrevistas de estágios ou empregos.

Esse é o papel da universidade, que deve estar em harmonia com o mercado, para provocar a transformação do indivíduo em cidadão de um mundo globalizado. Não queremos e não podemos assumir o compromisso de transformar uma pessoa que tem dificuldades para ler, escrever e interpretar, fruto de um ensino básico e fundamental deficiente, em uma referência intelectual, mas podemos assumir o compromisso de fazer com que o aluno perceba as necessidades do mercado e compare com as suas habilidades e limitações. Podemos oferecer aos acadêmicos, ferramentas que amenizem essas limitações e que possibilitem, planejar e se capacitar melhor para o futuro profissional.

KarenDC

Por: Karen de Carli - Coordenadora de Pós-graduação, pesquisa e extensão da Unoesc Chapecó

Fonte e foto: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog