18 de novembro de 2009

Órfãos de uma noite de horror

Ele é um dos “órfãos do tornado”. Verno Adam, 69 anos, produtor rural de Sede Flores, ainda treme quando relata o episódio de 7 de setembro, uma “noite de horror” em que um tornado arrasou sua propriedade. Ele, a mulher e um filho somente sobreviveram porque se abrigaram no porão da residência. Casa, criatório de suínos e outras edificações agrícolas foram destroçadas. Há 60 dias vivendo na casa da filha, Verno iniciou a penosa reconstrução. Ele quer voltar a produzir suínos, grãos e fumo no pequeno estabelecimento rural de 25 hectares. E deixar de ser “órfão do tornado”.

Para voltar a atividade econômica, esse produtor rural e outros 5.000 micro e pequenos agentesVernoAdam econômicos do extremo oeste catarinense ganharam, nesta semana, um aliado: o Sebrae e o projeto Recuperação Empreendedora. O projeto será desenvolvido em uma vasta região do extremo oeste de Santa Catarina, onde centenas de propriedades e empreendimentos rurais foram devastadas pela inclemência climática.

O município de Guaraciaba – situado na faixa de fronteira Brasil/Argentina – foi escolhido para o lançamento por ter sido o mais severamente atingido, com quatro mortos, 89 feridos e centenas de edificações residenciais, comerciais, industriais e agrícolas atingidas na cidade e em 24 comunidades rurais. O lançamento do projeto reuniu centenas de pequenos empresários e produtores rurais e foi coordenado pelos principais líderes do Sebrae catarinense – o presidente do conselho deliberativo, José Zeferino Pedrozo; o superintendente Carlos Guilherme Zigelli; o diretor técnico Anacleto Ângelo Ortigara e o coordenador regional Udo Trennepohl.

Utilizando vasto material fotográfico, o prefeito Ademir Zimmermann relatou a extensão dos estragos e a situação de calamidade que o município viveu e da qual ainda busca recuperar-se.

O projeto RECUPEAÇÃO EMPREENDEDORA atenderá, no mínimo, 80% das micro e pequenas empresas da indústria, 70% das micro e pequenas empresas de comércio e serviços e 60% das propriedades rurais atingidas. Para isso, o Sebrae investirá 1 milhão 130 mil reais – 800 mil reais do Sebrae Nacional e 330 mil reais do Sebrae de Santa Catarina – em consultoria e assistência que serão prestados de 16 de novembro de 2009 até 20 de dezembro de 2010.

Serão atendidos cerca de 5.000 empreendedores informais, empresários de micro e pequenas empresas dos setores industrial, comercial e de serviços, além de pequenos produtores rurais do extremo oeste catarinense. Terão preferência os 12 municípios mais afetados pelas intempéries - Anchieta, Campo Erê, Dionísio Cerqueira, Guaraciaba, Guarujá do Sul, Princesa, Saltinho, Santa Terezinha do Progresso, São Bernardino, São José do Cedro, São Miguel da Boa Vista e Tigrinhos.

O objetivo do projeto é apoiar e desenvolver ações para identificar, sensibilizar e principalmente prestar atendimento gerencial e técnico “negócio a negócio”, para a definição de projetos de recuperação dos empreendimentos.

“Vamos ajudar produtores e empresários atingidos pelo tornado e pelas chuvas a recuperarem a capacidade técnico-econômica, social e ambiental, a geração de renda e as oportunidades de trabalho, readquirindo ou elevando a qualidade de vida que desfrutavam antes das trágicas ocorrências”, antecipa o diretor técnico do Sebrae, Anacleto Ortigara.

O Sebrae disponibilizará inicialmente 16.000 horas de atendimento em gestão e técnica “negócio a negócio” para apoiar e desenvolver ações na recuperação dos empreendimentos atingidos pelo tornado e pelas chuvas. Serão prestadas duas modalidades de atendimento:  serviços especializados na forma de um atendimento “negócio a negócio” com duas horas de duração para 4.000 empresas e, ainda, uma consultoria adicional para as empresas que apresentarem demandas mais especializadas com até 12 horas de atendimento individualizado.

Os projetos de reconstrução e de investimento serão financiados pelo Badesc, Banco do Brasil S.A., BRDE, Caixa Econômica Federal e Secretarias de Estado do Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira e de São Miguel do Oeste.

MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

Av. Getúlio Vargas, 870-N, Ed. Central Park, sala 21, 2° andar, CHAPECÓ (SC)

Telefax (49) 3323-4244, celular (49) 9967-4244

mb@mbcomunicacao.com.br

marcos.bedin@mbcomunicacao.com.br

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog