22 de dezembro de 2009

Você ainda tem medo do desemprego?

O bicho não foi tão feio como o anunciado. A crise financeira mundial deixou poucas sequelas no Brasil e muitos já esqueceram dela. Parece que este é o motivo que está deixando o brasileiro mais confiante do que nunca na manutenção do próprio emprego. Estes dados foram revelados pela pesquisa que mede o medo do desemprego, feita pela Confederação Nacional da Indústria, no mês de dezembro.

O Índice de Medo do Desemprego calculado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) de dezembro ficou no menor patamar de toda a série histórica, iniciada em 1996. Os 85,5 pontos do índice representam uma queda de 8,4% na comparação com a pesquisa anterior, de setembro, e um recuo de 4,1% emdesemprego relação ao mesmo período do ano passado. Desde março deste ano, quando havia subido em razão da percepção dos efeitos da crise, a queda do índice é de 12%.

“O índice caiu porque o brasileiro está vendo que os impactos da crise foram menores do que o esperado e também porque o mercado de trabalho voltou a ser empregador”, afirma Marcelo Souza Azevedo, economista da CNI.

O percentual das pessoas que disseram não estar com medo do desemprego passou de 45% das respostas válidas para 50%, também o maior percentual de toda a série. Em contrapartida, os que afirmaram estar com medo do desemprego caíram de 21% em setembro para 19% na atual edição da pesquisa. Os entrevistados que responderam estar com pouco medo do desemprego caíram de 34% para 31%.

O Índice do Medo do Desemprego é feito pela CNI trimestralmente a partir de pesquisa de opinião pública de abrangência nacional. A atual pesquisa entrevistou 2.002 pessoas com mais de 16 anos em 143 municípios, entre os dias 26 e 30 de novembro. E você ainda tem medo do desemprego? Ou acha que o pior já passou.

Fonte: Sistema Indústria (CNI SESI SENAI IEL)

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog