26 de dezembro de 2009

Cuidados com a postura no dia-a-dia podem evitar lesões na coluna

Cuidar da postura no trabalho, no lazer e em casa, fazer caminhadas e alongamentos são atitudes fundamentais para a saúde e para evitar lesões na coluna. O médico ortopedista Joaquim Reichmann, da Clínica Reichmann de Chapecó, especializada em ortopedia e traumatologia, cirurgia do joelho, ombro e quadril e videoartroscopia, explica que muitos pacientes sofrem com dores no corpo, principalmente nas costas e, somente depois de algum tempo perceberam que sua postura estava errada.

Existem vários tipos de trabalho que obrigam o profissional a manter posições durante determinado período que podem contribuir para o surgimento de problemas posturais. Atividades desenvolvidas por digitadores, dentistas e estivadores são alguns exemplos das inúmeras profissões consideradas de risco para a postura. Reichmann afirma que todas as funções necessitam de uma ergonomia correta para prevenir defeitos na postura.dori150

Dentre as doenças relacionadas à má postura podem ser incluídos três desvios na coluna: a escoliose, a cifose e a lordose, os quais podem ser congênitos ou adquiridos através de postura incorreta no dia-a-dia. São problemas físicos que podem ser tratados com fisioterapia, ou, quando o caso requer, com tratamento cirúrgico. “A má postura leva inicialmente a dor e depois a uma deformidade que pode tornar-se irreversível”, alerta Reichmann.

Conforme o médico, para evitar problemas posturais é necessário praticar atividades físicas regularmente, fazer alongamentos e corrigir a própria postura nas atividades domésticas e/ou no trabalho, mantendo a coluna ereta sempre.

Outra preocupação dos especialistas atualmente está relacionada à  infância. Com maior responsabilidade na escola e opções de entretenimento envolvendo televisão, jogos eletrônicos e internet, as crianças estão cada vez mais propensas aos problemas posturais. O médico afirma que pais ou responsáveis devem alertar os filhos sobre postura correta ao sentar para estudar, assistir televisão, usar o computador, entre outras atividades do dia-a-dia. “Também devem estimular a prática de atividades físicas o mais cedo possível, pois atitudes corretas com a postura na infância, contribuem para evitar problemas na idade adulta”, justifica.

Para dormir orienta-se evitar a posição de bruços, de preferência deitar de lado com travesseiro da altura do ombro na cabeça e outro entre os joelhos. De barriga para cima devemos utilizar um travesseiro baixo para que o pescoço não fique fletido. O colchão deve ser firme, porém não duro, respeitando-se a equação densidade por peso ou utilizando colchão de espuma em multicamadas de diferentes densidades. O colchão de mola não é recomendado para quem procede de dor nas costas.

Fonte: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

marcos.bedin@mbcomunicacao.com.br

Blog Widget by LinkWithin

2 comentários:

  1. Sugiro revisão do que foi escrito no terceiro parágrafo sobre cifose,escoliose e lordose.Pode gerar bastante confusão entre leigos.A CIFOSE é fisiológica - a temos na coluna dorsal por exemplo. A lordose também o é: ela se apresenta na coluna cervical e lombar. A grande cifose ou lordose,ambas chamadas de "hiper" ( maior que 40o ) é que são desagravos. De qualquer forma atribuí-las à má postura não tem sustentação na literatura clássica. A única "doença" de fato é a escoliose,ou um desvio lateral da coluna vista de frente,mas da mesma forma, não se pode afirmar que a má postura é causa frequente maior.
    Abraços e parabéns pelo Blog.
    Sou assinante.

    ResponderExcluir
  2. Todo o cuidado é pouco com a coluna, uma região sensível. As dicas no post são ótimas. Abraços.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog