20 de dezembro de 2009

Musculação na Terceira Idade?

Nos últimos anos, a busca pela atividade física passou a ser uma necessidade para as pessoas de uma maneira geral. Sedentários, obesos, não obesos, idosos ou simplesmente aqueles que fazem exercícios físicos só aos fins de semana, buscam cada vez mais uma vida saudável e produtiva no diz respeito a atividade física.

Isto se deve ao fato de que o exercício físico torna-se a fórmula necessária para se solucionar os problemas diários, como por exemplo, o estresse, a falta de disposição e a prevenção de muitas doenças. Em relação as pessoas da chamada terceira idade, a procura por uma modalidade ou atividade esportiva tem aumentado muito durante os últimos anos.

Fazer musculação ainda é uma prática que nos dá uma idéia de corpos musculosos e vigorosos, embora já exista mudanças nesta visão. A prática de musculação ou da atividade localizada com sobrecarga vem crescendo entre as pessoas acima dos 60 anos, inclusive sendo recomendada por profissionais da área de saúde. Segundo a Fundação Nacional de Osteoporose, a doença do novo milênio é a osteoporose, e a atividade física, principalmente a musculação, é a melhor forma de se prevenir e, em alguns casos, até de reverter quadros desta doença.muscul140

A grande eficiência em estimular a massa muscular e óssea apresentada pelos exercícios localizados com carga, chamados genericamente de exercícios resistidos e geralmente realizados com pesos, chamou a atenção de pesquisadores para a possibilidade de sua utilização na promoção da saúde, particularmente nos casos de idosos em que a Osteopenia(perda de mineral ósseo geralmente resultante do processo de envelhecimento tanto em homens como em mulheres), e a Sarcopenia(redução de massa muscular associada com a idade), são importantes. Esta idéia foi estimulada pela constatação de que a mobilidade articular geralmente limitada do idoso também melhorava rapidamente.

Apesar de uma resistência natural a esta proposta, pois os exercícios, poderiam fazer com que a pressão arterial pudesse aumentar excessivamente, estudos realizados por Santarém(1998), documentaram não apenas a eficiência, mas também a segurança dos exercícios, quando devidamente orientados, e não praticados de forma contínua. O trabalho de musculação evidenciou benefícios positivos na densidade óssea, reduzindo consideravelmente, o risco de Osteoporose e também beneficiando no que diz respeito a melhoria de doenças cardiovasculares.

A atividade física bem orientada aos idosos, tem um destaque importantíssimo e especial à execução de tarefas básicas do cotidiano, porque faz com que ocorra um fortalecimento geral da musculatura, articulações e tendões, proporcionando o aumento dos níveis de disposição, diminuindo o risco de quedas numa simples caminhada, trazendo ao idoso uma vida mais independente. A musculação é na verdade um dos, senão o melhor, exercício físico para os idosos, pois fortalecem não só as estruturas músculo-articulares, mas melhoram também o aspecto mental e psicológico do idoso.

Fonte: Dr. Helio C. G. Reis/ Ortopedista(47)3348-2771/Saúde em dia

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2 comentários:

  1. Nessa fase tempo não falta. Acho que falta mesmo é vontade. Bom texto!

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  2. A questão da musculação na primeira, segunda, terceira e outras idades é que deve ser continua e frequente .... não pode parar, tem ser mais ou menos como o ar que se respira. Quando se para começa haver uma perda de massa muscular .... ai é terrivel.

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