4 de dezembro de 2009

Futebol dará oportunidade a ex-presidiários

Criado pelo CNJ com a finalidade de mudar a situação prisional do país, o programa "Começar de Novo" oferece a presos oportunidades no mercado de trabalho. Além dos mutirões carcerários - em que é avaliada individualmente a situação do cumprimento da pena de todos os presos em um determinado presídio -, as ações do "Começar de Novo" abrangem convênios com entidades como Sesi, Senai e Fiesp, visando ao treinamento e a capacitação de presidiários.

Um dos pontos altos do programa é a contratação, por órgãos do Judiciário, de presos que já cumprem pena em regime domiciliar, condicional ou semiaberto. O objetivo é favorecer a recuperação social dos presos, a começar pela reinserção no mercado de trabalho. Outra das ações do programa é o Portal de Oportunidades que está disponível no  endereço eletrônico  do CNJ www.cnj.jus.br. A página disponibiliza na internet um espaço para as empresas ou instituições interessadas cadastrarem vagas de empregos e cursos destinados a presos e egressos do sistema prisional.  Para  incluir uma empresa ou instituição no Sistema Começar de Novo basta clicar no link "acesse o sistema começar de novo", que se encontra na página inicial do CNJ. bola-futebol

O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, vai assistir, no próximo domingo (6/12), o jogo São Paulo X Sport Recife no estádio do Morumbi, em São Paulo, como parte das atividades da parceria entre o CNJ e o Clube dos 13 dentro do programa Começar de Novo. Paralelamente, em todos os jogos da última rodada do Campeonato Brasileiro, os jogadores entrarão no estádio com faixas da campanha do CNJ, que estimula empresas, órgãos públicos e instituições a oferecerem vagas de trabalho a ex-detentos, como forma de garantir a reinserção social e combater a criminalidade.

A parceria com o Clube dos 13, que será assinada na terça-feira (8/12) pelo ministro Gilmar Mendes no Rio de Janeiro (RJ) prevê a abertura de vagas de trabalho nos clubes e a oferta da prática de esportes para os jovens. A divulgação do programa Começar de Novo está  em campanha institucional na programação das emissoras de rádio e televisão de todo o país, para sensibilizar a sociedade sobre a necessidade de ressocializar os ex-detentos, proporcionando a eles vagas no mercado de trabalho para evitar que voltem à prática de crimes. A proposta visa trabalhar na ressocialização de egressos do sistema penitenciário como mecanismo de segurança pública. 

Fonte: CNJ

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog