1 de dezembro de 2009

Cuidado com os óculos de sol

Com diversos formatos e cores os óculos escuros se tornam acessórios indispensáveis ao menor sinal de sol. Mas quem usa precisa tomar primeiramente um cuidado: a procedência da lente. Utilizar óculos falsificados, aqueles comprados em camelôs ou vendedores ambulantes, pode custar caro para a visão. São vários modelos: arredondados, com enfeites nas hastes, lentes coloridas, cada um de acordo com o formato do rosto de quem usa. Tem para todo estilo ou gosto.

O que não se pode esquecer é que além de um acessório, ele é indispensável para a saúde dos olhos. É muito importante utilizar o óculos de sol. Quanto menos raios solares entrarem no olho, melhor. Protege o cristalino e a retina. Mas antes de procurar óculos para proteger os olhos é importante procurar um oftalmologista para ser feita a avaliação e notar se existe algum problema refrativo ou qualquer patologia ocular. Toda pessoa adulta, que não tem problemas na visão, deve fazer pelo menos 1 vez por ano uma avaliação clínica, para evitar problemas futuros e até mesmo detectar necessidade de óculos de grau.oculosescuros

Apesar de baratos os óculos sem procedência conhecida são um risco aos olhos. A ótica tem um profissional que tem a credibilidade necessária para saber se o material utilizado na confecção do óculos é realmente de boa qualidade. É difícil saber o quanto de raio solar é bloqueado pela lente falsificada. Quando compra em uma ótica, junto vem um cartão dando todas as explicações necessárias. Na rua ou em feiras você não tem uma garantia. Quem garante que a lente é boa? A pessoa que está vendendo não tem formação para isso.

Assim como os filtros solares, utilizados na pele para bloquear os efeitos nocivos do sol e principalmente evitar o câncer de pele, os óculos escuros cumprem a função de proteger os olhos dos raios ultravioletas. Ficar em contato com o sol, sem proteção para os olhos ou óculos de material inadequado, podem ocasionar, se a pessoa tiver pré-disposição, doenças como pterígio, quando se forma um tipo de pele em cima da conjuntiva (a parte branca do olho) de forma triangular; catarata, quando o cristalino (lente natural do olho) perde a transparência. Neste caso somente é revertido o quadro através de cirurgia e a retinopatia solar, quando há uma lesão na retina, não tem cura e o principal sintoma é a baixa na qualidade da visão.

Fonte: www.diabetenet.com.br

Blog Widget by LinkWithin

Um comentário:

  1. Parabéns pelo Blog. Muito nteressante e com conteúdo criativo.
    www.planoterra.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog