13 de dezembro de 2009

Chip orgânico: uma esperança para paraplégicos

Um tratamento promissor para pacientes paraplégicos começa a tomar corpo. Com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (FAPESC), foi inaugurado o novo Laboratório de Tecnologias Integradas (InteLab) da Universidade Federal de Santa Catatina, onde pesquisadores desenvolvem materiais que podem servir de suporte à regeneração da medula espinhal que, eventualmente, possa restaurar a transmissão de informação nervosa e a atividade locomotora.

“Num futuro próximo, pretendemos cultivar células tronco nestes biomateriais e paralelamentechip, produzir e caracterizar uma interface neuroeletrônica (chip orgânico), para então serem implantados na medula espinhal de animais”, disse a pesquisadora Janice Koepp, idealizadora do Projeto.


Ela acrescenta que os chips orgânicos permitiriam que um neurônio “conversasse” com outro, e ressalta que eles são feitos de polímeros, não de silício, o que resulta em um chip flexível e de baixo custo. Esta tecnologia de ponta será transferida da França a uma equipe interdisciplinar da UFSC a partir de março.


A Fapesc apóia projetos ligados ao chip orgânico há três anos, mas a inauguração do novo laboratório deve deslanchar o projeto “Desenvolvimento de Novas Estratégias para Tratamento de Lesão Medular Traumática”, coordenado pelo Prof. Dr. Giles Alexander Rae.

Informações adicionais: Prof. Dra. Janice Koepp , fone 3721 9448 – ramal 237, e-mail janice@intelab.ufsc.br.

Fonte: Heloísa Dallanhol/ Assessoria de Imprensa da Fapesc/UFSC

Blog Widget by LinkWithin

4 comentários:

  1. É muito bom quando a recnologia e usada para o bem

    ResponderExcluir
  2. Vai sendo tempo de proporcionar mais do que a cadeira de rodas a doentes para quem as investigações pouco têm oferecido...Força e votos de muito sucesso...para a felicidade de tantos...

    ResponderExcluir
  3. Nossa fique especialmente feliz com esta noticia , meu namorado sofreu uma leão medular por uma queda do 4º andar.eu acredito nas pesquisas sobre celulas tronco e tudo que possa nos dar uma nova oportunidade e peço a DEUS especialmente por todos os pesquisadores para q ilumine suas mentes!!!
    e isso ai vamos esperar com fé para q essas pesquisas deem certo....
    jackangels20@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. estou a disposição para a pesquisa .

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog