18 de dezembro de 2009

Inclusão digital rural atingirá 3 mil alunos em 2010

O programa INCLUSÃO DIGITAL RURAL - implantado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em Santa Catarina, órgão ligado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) - pretende atingir em 2010, 3.000 alunos, organizados em 300 turmas de dez treinandos cada. O objetivo é levar a informática ao campo com o compromisso de oportunizar aos produtores e trabalhadores rurais o acesso às tecnologias e informações.

O programa envolve o Senar, a Faesc, a Confederação Nacional da Agricultura e os Sindicatos rurais. Neste ano, em fase-piloto, foram realizados 20 treinamentos. Ele oportunizará acesso às tecnologias de informação e comunicação visando alcançar a eficiência na propriedade rural e melhoria na qualidade de vida e integrar o homem do campo com o mundo das informações por meio do acesso ao Canal do Produtor (www.canaldoprodutor.com.br). O público-alvo do programa é formado por produtores e trabalhadores rurais e seus familiares, com idade mínima de 14 anos e sem conhecimento de informática. “Este público precisa ter informação em tempo real para se tornar mais eficiente em sua propriedade. Uma inserção mais agressiva no mercado e um resultado comercial mais rentável são alguns dos efeitos esperados”, salienta o superintendente do Senar/SC. Gilmar Zanluchi.

O treinamento básico do programa tem duração de 16 horas e é ministrado às turmas de dez participantes. O conteúdo do treinamento inclui introdução à informática, como utilizar o computador e seus periféricos, introdução aos aplicativos BrOffice, Internet e navegação na web. Será utilizado o sistema operacional Ubuntu.

Para 2010, estão programadas mais de 300 turmas, levando em conta a atual demanda. Neste ano, foram formadas duas turmas em Braço do Norte, duas em Campos Novos, quatro em Itaiopólis, 18 em São Domingos e três em São José do Cedro. Em cada uma dessas cidades, o Sindicato Rural recebeu 10 computadores, mesas e cadeiras. Ficam para definir em 2010 os municípios de Chapecó e Rio do Sul.

Fonte: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

Av. Getúlio Vargas, 870-N, Ed. Central Park, sala 21, 2° andar, CHAPECÓ (SC)

Telefax (49) 3323-4244, celular (49) 9967-4244

mb@mbcomunicacao.com.br

marcos.bedin@mbcomunicacao.com.br

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog