19 de dezembro de 2009

Softwares gratuitos disponíveis para download

Três softwares de diagnóstico por imagem com aplicação agrícola para avaliação do comportamento de animais, análise de fibras e raízes e outro para aquisição de imagens e dados georreferenciados no campo já estão disponíveis gratuitamente  na página do Laboratório de Imagem da Embrapa Instrumentação Agropecuária. Os sistemas foram lançados no dia 14, durante a solenidade de comemoração dos 25 anos da Unidade e podem ser baixados no endereço www.cnpdia.embrapa.br/labimagem<http://www.cnpdia.embrapa.br/labimagem>, local onde estão também  vídeos produzidos sobre os softwares postados no youtube.


SACAM
O SACAM, software para avaliação do comportamento de animais em movimento, desenvolvido pela Embrapa Instrumentação Agropecuária em parceria com a Embrapa Recursos Genéticos pode ser utilizado em estudo de insetos no controle biológico de pragas, na avaliação da qualidade do meio ambiente, nível de poluição, como no caso de estações de captação, tratamento e abastecimento de água, proporcionando rápida tomada de decisão em caso de contaminação, em animais confinados antes do abate e em diferentes situações onde o comportamento retrata uma alteração do meio. É uma ferramenta^ imprescindível na avaliação comportamental de animais.geofielder


Entre as diversas vantagens da utilização do software destacam-se o monitoramento em tempo real e determinação de parâmetros importantes para a análise das respostas comportamentais; determina com rapidez o tempo de residência em cada área da região monitorada, a velocidade, a tortuosidade e a linearidade nos movimentos; o monitoramento programado para períodos diurnos e noturnos, além de representar um grande avanço para os pesquisadores brasileiros, que atualmente fazem bioensaios visuais e manualmente.

O Sacam pode ser aplicado para análise e monitoramento do comportamento de insetos por meio de imagens, quando estão expostos a estímulos de diferentes naturezas (olfativos, visuais ou vibracionais), apresentando as diferentes etapas para uso do sistema e os diferentes cálculos efetuados. De acordo com o pesquisador Lúcio André de Castro Jorge, responsável pelo desenvolvimento dos três softwares, o sistema permite trabalhar com os principais insetos-praga e seus inimigos naturais presentes nas culturas brasileiras. Para peixes pode ser aplicado para estabelecer um marcador comportamental que junto com biomarcadores já consagrados para monitoramento ambiental.


Safira
Já o software Safira, dedicado a fibras e raízes, é um sistema de análise por imagem que facilita a determinação de volume, área superficial e comprimento por faixa de diâmetros. É bastante útil no estudo do desenvolvimento de culturas e materiais à base de fibras. O Safira pode ser usado por grupos de pesquisa durante o desenvolvimento da cultura, assim como por agricultores que desejam monitorar o sistema radicular da sua planta. O software determina automaticamente o volume, área superficial e comprimento por classes de diâmetros de fibras ou raízes.


GeoFielder
Voltado para agricultura de precisão, o GeoFielder pode ser utilizado junto a aeronaves quando o objetivo é obter imagens aéreas ou em máquinas agrícolas e veículos para captura de imagens em solo. O GeoFielder permite mais precisão nos processos de vistoria, uma vez que as respostas são localizadas geograficamente e maior controle da operação de inspetores, execução das tarefas, deslocamentos e posição. Entre as aplicações estão à demarcação da propriedade, coleta de amostras georreferenciadas, aquisição de imagens, inspeção e controle de operações.

Fonte: Joana Silva/Embrapa Instrumentação Agropecuária

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog