19 de setembro de 2009

Como a Acupuntura bloqueia a dor

Experiências feitas no University College, de Londres, e nas universidades de Southampton e York, com grupos de voluntários, obtiveram excelentes resultados.

A Acupuntura pode eliminar a dor desativando a região do cérebro que comanda esse tipo de sensações e funcionar como anestesia, de acordo com pesquisas de cientistas britânicos.

Pesquisadores do University College, de Londres, e das universidades de Southampton e York, realizaram experiências com grupos de voluntários em quem colocaram agulhas em pontos determinados do dorso da mão.

Em alguns casos, a agulha foi introduzida superficialmente, à uma profundidade de apenas um milímetro, enquanto em outros chegou-se a um centímetro de profundidade.

Os cientistas, que examinaram com um scanner o cérebro dos voluntários durante os testes, descobriram que a introdução superficial da agulha ativava as áreas do córtex motor, o que representa uma reação normal à dor.

Pelo contrário, se fosse colocada mais a fundo, o sistema límbico do cérebro era desativado, eliminado a dor, e o paciente só sentia uma espécie de formigamento.

Mark Lythgoe, neurocientista do University College londrino, que supervisionou os testes, qualificou a descoberta de importante porque mais uma vez fica demonstrado o efeito físico da Acupuntura no cérebro.

A professora Kathy Sykes, da Universidade de Bristol, foi testemunha de uma operação realizada com o coração aberto praticada em um paciente que, graças à Acupuntura, não teve que ser anestesiado. O fato foi abordado em sua tese.

Fonte: AmbaNews/University College of London

Blog Widget by LinkWithin

4 comentários:

  1. A cultura oriental, de onde veio a acupuntura, é muito rica. A gente precisa entender que a cultura é uma capacidade do ser humano e que deve ser investigada e utilizada venha de onde vier.
    Muito esclarecedor.

    ResponderExcluir
  2. Luiz,

    Só sabia que funcionava, porque durante um bom tempo fiz uso da acupuntura, mas não sabia como.
    Seu post, além de esclarecedor, nos ajuda a compreender os benefícios desta ciência.

    Parabéns pela matéria!

    Abraço do amigo,

    Antonio

    ResponderExcluir
  3. E funciona mesmo. Tenho conhecidos que se tratam com acupuntura, problemas de dores, e melhoraram bastante. Quando um dia eu precisar seá minha primeira opção. Um abraço. Drauzio Milagres.

    ResponderExcluir
  4. Tiro e queda sofria de hénia de disco e com a acupuntura bay bay.
    Abraços forte

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog