3 de setembro de 2009

Brasil é um dos grandes exportadores de água

Quando numa churrascada o assador baixa um quilo de costela, o consumidor degusta a carne e absorve também os 13 mil litros de água que foram necessários para produzi-la.

Trata-se da “água virtual”, conceito introduzido em 1990 pelo cientista inglês John Anthony Allan. O conceito considera o volume de água utilizado, evaporado ou poluído nos processos de produção, tanto na indústria quanto na agricultura. Assim, a manufatura de um par de sapatos de couro consome 8 mil litros de água, e a oferta de um hambúrger 2,4 mil litros.

Estudo do World Wide Fund for Nature (WWF) mostra que o Brasil é um dos grandes exportadores de água virtual e a Alemanha um dos grandes importadores de produtos brasileiros, de modo especial de café, soja e carne.

Cada alemão consome 124 litros de água por dia, em média, pelo uso direto, ao abrir a torneira. Mas consome uma média de 5.288 litros diários no consumo direto e indireto – água usada no cultivo de alimentos e nos processos industriais.

Esse montante representa um consumo anual de 159,5 bilhões de metros cúbicos de água, o equivalente a três vezes o volume do Lago de Constança.

Metade dessa água consumida na Alemanha é importada, ou seja, vem embutida nos produtos agrícolas e mercadorias manufaturadas no exterior. Só o Brasil exporta 5,7 bilhões de metros cúbicos de água em produtos consumidos na Alemanha.

O consumo anual de café e cacau na Alemanha, por exemplo, necessita de 20 quilômetros cúbicos de água virtual. O setor agrícola é o que mais consome água virtual na Alemanha – 117,6 quilômetros cúbicos, equivalentes a 73% do total, seguido do consumo industrial, com 36,4 bilhões de metros cúbicos por ano, e do uso doméstico, com 55, bilhões de metros cúbicos.

Além do Brasil, são grandes exportadores de água os Estados Unidos, Canadá, Argentina, Índia, Tailândia e Vietnã. São grandes consumidores de água virtual China, Japão, Coréia do Sul, Alemanha, Itália e Espanha.

Fonte: ALC

Blog Widget by LinkWithin

3 comentários:

  1. Interessante matéria, só espero que demore muito precisarem de água mesmo, muitos já estão de olho em nossa bacia amazônica. Abraços

    ResponderExcluir
  2. legal seu post ,o Brasil possue a maior e mais densa bacia hidrográfica do mundo

    ResponderExcluir
  3. Caro Seu Luiz, tudo bem?

    Muito interessante esta visão sobre o consumo de água.

    Parabéns pelo blog de qualidade.

    AbraçOClaro

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog