27 de agosto de 2009

Aprenda a fazer produtos de limpeza ecológicos

É possível deixar a casa limpa sem gastar muito e, ainda, evitar o uso de substâncias que prejudicam a saúde e a natureza.

Uma boa opção é substituir os produtos de limpeza industrializados pelos caseiros, que apresentam menor risco de intoxicação e menor impacto ao meio ambiente.

A dica é da extensionista social Dirce Volpato Sandrini, da Epagri/Escritório Municipal de Orleans em Santa Ctarina. Ela apresenta uma receita de sabão de álcool barata e ecológica. “O sabão tem como ingredientes óleo de cozinha usado e sebo. São produtos que boa parte das famílias rurais tem em casa”, conta.

A extensionista alerta que 1L de óleo pode contaminar cerca de 1 milhão de litros de água, o equivalente ao consumo de uma pessoa por 14 anos.


Segundo Dirce, as agricultoras da região de Orleans aprovaram o sabão porque ele é fácil de fazer. “As mulheres adoram a receita porque ela é rápida, não dá trabalho e não vai ao fogo. Além disso, o sabão é firme, não se dissolve facilmente, dá brilho ao alumínio e é excelente para lavar roupa”, conta.

A receita rende 15kg de sabão a um custo de R$1,41/kg, enquanto o sabão comprado no mercado custa cerca de R$4/kg. Em oficinas realizadas na região, as agricultoras também aprenderam a fazer outros produtos de limpeza baratos e ecológicos, como desinfetante para banheiro.

Veja a receita aqui.

Fonte: Epagri

Blog Widget by LinkWithin

Um comentário:

  1. \MUITO BOM O BLOG. mAS, NÃO CONSEGUI VISUALIZAR A RECEITA DO SABÃO ECOLOGICO. DÁ PARA POSTAR DE NOVO? OBRIGADA

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog