4 de fevereiro de 2009

Selo homenageia Dom Helder Camara

Os Correios lançam, neste sábado (7), selo comemorativo do centenário de nascimento de uma personalidade que se dedicou aos pobres e lutou pela dignidade humana: Dom Helder Camara. O lançamento ocorre em duas cidades significativas na vida do homenageado: Fortaleza (CE), local de nascimento de Dom Helder, e Recife (PE), onde atuou como arcebispo por mais de duas décadas. Na capital de Pernambuco, o evento ocorrerá às 15h, no terraço lateral da Igreja das Fronteiras, sede do Instituto Dom Helder Camara. Na capital cearense, o evento será realizado, às 19h, na Paróquia de Santo Afonso (Igreja Redonda da Parquelândia).

A tiragem é de 1.020.000 unidades, a R$ 1,00 cada. As peças filatélicas podem ser adquiridas nas agências e na loja virtual dos Correios (www.correios.com.br/correiosonline).

Dom Helder Camara nasceu em 7 de fevereiro de 1909, no Ceará, e faleceu em Pernambuco, em 27 de agosto de 1999. Estudou no Seminário da Prainha, em Fortaleza, onde foi ordenado em 1931. Transferido para o Rio de Janeiro, em 1952, foi sagrado bispo e, em 1955, promovido a Arcebispo.

Em 1964, Dom Helder foi nomeado Arcebispo de Olinda e Recife. Durante a sua gestão na arquidiocese, criou e incentivou a organização do Encontro de Irmãos, da Operação Esperança, das Comunidades Eclesiais de Base, da Comissão de Justiça e Paz, do Banco da Providência e do Serviço de Documentação e Informação Popular (SEDIPO) e das várias Pastorais. Visando a uma orientação de novos sacerdotes e agentes pastorais na linha do Concílio e de Medellín, com outros bispos, criou o Instituto de Teologia do Recife (ITER).

Em âmbito nacional, entre outras ações, destacam-se as atuações na área de educação formal no Ceará e Rio, assistência nacional à Ação Católica e criação do Movimento de Educação de Base (educação popular e alfabetização por meio de programas radiofônicos). No plano institucional da Igreja, sua grande realização foi ter inspirado e organizado a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), da qual foi secretário-geral até 1964.

No plano internacional, foi o coordenador do XXXVI Congresso Eucarístico Internacional, realizado em 1955 no Rio de Janeiro. Foi um dos principais mentores do CELAM (Conselho Episcopal Latino-Americano), que na Conferência de Medellín, em 1978, fez solenemente “a opção preferencial pelos pobres”. Teve papel decisivo para a Igreja do Brasil e do mundo no Concílio Ecumênico II, onde multiplicou as iniciativas que permitiram aos bispos vindos de todas as partes do mundo de se conhecerem, refletirem e decidirem juntos.

Dom Helder recebeu em vida prêmios no Brasil e no exterior. Ainda como reconhecimento às suas ações e mensagens, recebeu o título de Cidadão Honorário de 30 cidades, sendo uma na Suíça e outra na França, e, ainda, medalhas, diplomas, troféus e certificados. Após sua morte, foram publicados mais de 13 livros sobre sua vida, produzidos quatro filmes, além de teses, congressos, seminários, eventos e instituição de prêmios com seu nome.

Fonte: Correios

Blog Widget by LinkWithin

3 comentários:

  1. Uma homenagem merecida a um religioso que foi profundamente devotado ao seu povo e ao seu rebanho.

    ResponderExcluir
  2. Aqui em Belo Horizonte também há diversas comemorações. Abraço e estou acompanhando seu blog.

    ResponderExcluir
  3. Valeu Fernando,
    Dom Helder realmente merece estas homenagens.
    Grato pela visita.
    Abraços

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog