21 de outubro de 2008

OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO DE BRUSQUE


Se você não sabia, Brusque tem um observatório astronômico.

Um pouco da sua história conforme consta no site do Observatório:
http://br.geocities.com/oabrusque

Em 03 de novembro de 1979 foi inaugurado em Brusque-SC, no Convento Sagrado Coração de Jesus, por iniciativa dos padres Pedro Canísio Rauber e Tadeu Cristovam Mikowski, o Observatório do Convento SCJ.
Com o passar dos anos, integrou-se aos estudos de Astronomia e Ciências afins o jovem Silvino de Souza, amigo pessoal de ambos os sacerdotes.

Na época, o Observatório recebeu um telescópio refletor newtoniano de 200mm com a interveniência do Pe.Raymundo Weihermann, da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus. Logo depois o Observatório passou a chamar-se Observatório Kappa Scorpii, uma das estrelas representadas na constelação do Escorpião.

Em 1986 com a passagem do cometa Halley, centenas de pessoas prestigiaram as atividades do Observatório. Houve nesta época maior interesse e mais adeptos da Ciência Astronômica por causa da expectativa da passagem do cometa Halley. Passaram a integrar a equipe de astrônomos amadores: Ronaldo Uller, Paulo César Sgrott, Emerson Alexandre Sgrott, João de Oliveira e Jefferson Silveira. Nessa época, mais precisamente em 1987 foi criado o Grupo de Estudos Astronômicos Antares, ligado ao Observatório.

Com o crescente interesse dos estudantes e da própria comunidade brusquense e regional em torno das atividades do Observatório, em 19 de março de 1988, com o apoio do então Pe. Tadeu Cristovam Mikowski, foi fundado o Clube de Astronomia de Brusque - CAB, com a união do Observatório Kappa Scorpii com o Grupo de Estudos Astronômicos Antares.

Infra-Estrutura

Atualmente o Observatório dispõe dos seguintes equipamentos:
-Telescópio Refletor Cassegrain 300mm F/24
-Telescópio Fotográfico Newtoniano 230 mm F/5
-Telescópio Fotográfico Solar Cassegrain 180mm F/15

-Telescópio Refletor Newtoniano de 200mm F/9

Além desses equipamentos, o Observatório dispõe de uma biblioteca com várias obras de qualidade sobre assuntos ligados principalmente à Astronomia e Ciências Afins.

O Observatório atende escolas de toda a região, através de palestras, exposições, vídeos, slides e observações astronômicas.

Contato:

Por telefone: 0 xx 47 3355-5550 00 xx 47 9937-1084
Por email: silvino2003@unifebe.edu.br ou apollo-sc@hotmail.com
Ou: clubedeastronomiabq@unifebe.edu.br
Correspondência 1: Avenida das Comunidades, 111 fds, CEP 88.350-453 - Centro,Brusque, SC
Correspondência 2: Caixa Postal 485, CEP 88.350-970 - Brusque, SC
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog