21 de janeiro de 2013

Quem lê, viaja!

A Unoesc – Universidade do Oeste do Estado de Santa Catarina, está com uma campanha nas redes sociais que incentiva os alunos e usuários da biblioteca a lerem nas férias e despertarem o hábito e o gosto pela leitura. Para a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), a leitura precisa ser uma tradição nacional, incentivada em casa e contar com investimento na formação de novos leitores. Os dados da Unesco, divulgados pela revista Superinteressante, apontam que, no Brasil, a média do número de livros lidos é de um por habitante/ano. Os brasileiros ficam atrás dos vizinhos argentinos e chilenos que lêem cinco livros por ano dos uruguaios que leem seis livros no mesmo período.

A diferença também é grande no número de livrarias disponíveis em cada país. No Brasil, é 1,25 para cada 100 mil habitante, enquanto no Chile e no Uruguai é 3,33 e na Argentina 2,5. Outro dado que chama a atenção é a diferença entre o valor médio dos livros: os brasileiros pagam em torno de R$ 10 a R$ 15 mais caro que os demais leitores desses três países.leia

Os índices de analfabetismo também são os mais preocupantes no Brasil. Aqui, eles chegam a 15%, contra 4% do Chile, 3% da Argentina e 2% do Uruguai.

A coordenadora geral de graduação da Unoesc Chapecó, professora Graziele Ninbla Trentin Scussiatto, lembra que o período de férias pode ser aproveitado para fazer outros tipos de leitura que são deixadas em segundo plano durante as aulas. “Geralmente, os alunos ficam restritos às leituras técnicas e obrigatórias das disciplinas. Variar as fontes de leitura é importante para a formação integral do profissional, que mais do que conhecimento técnico, precisa estar, constantemente atualizado, para enfrentar o mundo globalizado”, afirma.

A responsável pela biblioteca da Unoesc Chapecó, Viviane Disarz informa que a biblioteca conta com um acervo de mais de 20 mil obras e, no período de férias, o horário de funcionamento é das 13 às 19. Os livros que forem retirados agora poderão ser devolvidos até o dia 21 de fevereiro. A Biblioteca está localizada na universidade no bairro Seminário.

Fonte: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog