25 de janeiro de 2013

Uma maneira fácil de controlar a diabetes

Não há cura para a diabetes – ainda não. Mas, no Centro Edward de Saúde e Aptidão Física, em Naperville e Woodrige, estão introduzindo um novo tratamento para ajudar pacientes com diabetes a lidar melhor com a doença, chamado ginástica terapêutica. Atualmente, como a doença atinge proporções epidêmicas, mais pessoas procuram entender e controlar melhor a diabetes. O número de americanos com diabetes aumentou 50% de 1990 a 2000.

“Nós ensinamos aos pacientes a controlar lipídios, o açúcar no sangue, monitorar os olhos e rins. Mas, estamos também nos conscientizando cada vez mais sobre a importância dos exercícios no controle da doença”, disse o Dr. Patrick Zeller, diretor do Hospital Edward. “ Se os pacientes souberem controlar a doença, eles podem evitar algumas conseqüências graves”.

Geralmente o exercício é negligenciado como tratamento para diabetes. Porém, o exercício melhora o controle da glicemia no sangue, ajuda a circulação, reduz a resistência da insulina e melhora a saúde vascular. O exercício também mantém o peso, eliminando um fator de complicação da diabetes, e aumenta os músculos, os quais processam melhor o açúcar do que os tecidos gordurosos. E, muito importante para pessoas com doença crônica, é que exercício melhora o humor e aumenta a energia. Praticando exercícios, muitas vezes os pacientes não precisam muita insulina ou medicamentos orais.

Diabetes é a quinta causa de morte nos Estados Unidos. A Associação Americana de Diabetes estima que  mais de 210.000 pessoas morrerão este ano devido à diabetes e suas complicações. O risco de adquirir diabetes aumenta com a idade. Metade de todos os casos de diabetes são diagnosticados em pessoas acima de 55 anos, e mais de 20% das pessoas acima de 65 anos têm a doença.diabetes

As complicações da diabetes são bem conhecidas. A doença é a causa principal de cegueira em pessoas de 20 a 74 anos. Pelo menos 60% dos pacientes têm algum dano nos nervos, aumentando o risco de amputação de 15 a 40 vezes mais que em pessoas não diabéticas. Diabéticos acima de 65 anos são hospitalizados por infecção nos rins  duas vezes mais que os não diabéticos.

Mas a doença cardíaca é que parece a parceira mais diabólica da diabetes. Pressão arterial alta freqüentemente acompanha a diabetes, danificando o coração e os vasos sangüíneos. Os diabéticos correm o mesmo risco cardiovascular do que alguém que já teve um ataque cardíaco. Eles têm 2 a 4 vezes mais probabilidade  de um ataque do coração ou derrame do que pessoas não diabéticas.

Segundo um estudo editado no Jornal da Associação Médica Americana, exercícios podem reduzir estes riscos, melhorando a função das células endotelial, as quais protegem os vasos sangüíneos e ajudam a alargarem os vasos para melhorar o fluxo sanguíneo nos períodos de estresse. Fortalecendo o ventrículo esquerdo do coração para melhorar a habilidade de bombeamento do mesmo. Reduzindo o endurecimento dos vasos sangüíneos, um sinal de doença cardíaca prematura.  Reduzindo a gordura total e abdominal para melhorar a sensibilidade da insulina e baixar a pressão arterial.

“Os benefícios de se exercitar vão além de controlar o açúcar no sangue,” diz Kerry J. Stewart, diretor de exercícios clínicos no Instituto Médico John Hopkins e autor do estudo. “Os médicos deveriam persuadir seus pacientes a se tornarem mais ativos.”

Fonte: Diabete e Daily Herald

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog