24 de junho de 2012

Qual seu padrão de estética?

“O belo é a manifestação do bem, da perfeição e do que é verdadeiro” (Platão). A Estética teve desde sempre um papel muito importante ligado à beleza, bem-estar, sedução, arte. Desde o dia em que Eva colheu uma folha para enfeitar a sua nudez, percebeu que a natureza lhe fornecia elementos para a beleza e sedução.

Na procura da beleza viemos, desde a década de 20, nos adequando aos padrões de beleza. As mulheres nessa época usavam achatadores de seios (um tecido para apertar o busto) e de ancas para o corpo ficar cilíndrico, sem curvas. Um pouco antes, no século 19, a moda era cintura fina - no máximo 40 centímetros de circunferência, ou seja, o tamanho do pescoço. Quem consegue? É desse tempo os espartilhos que apertavam a alma. Também era comum lixar (lixar mesmo!) as costelas para a cintura ficar bem marcada. A cicatriz ficava por baixo de tanto pano que nem o marido percebia. Aí, nos anos 60 veio a “Twiggy”, uma modelo tão magra que fez muito sucesso e todo mundo (até hoje) queria ficar como ela. Mas, nos anos 80, com a descoberta da AIDS, ninguém queria se mostrar tão anoréxica: foi então que a onda da academia e dos corpos sarados (ou seja, “sem doença”) começou.

Os profissionais que atuam na área de estética, em sua grande maioria, têm consciência de que os conhecimentos de anatomia, fisiologia, biossegurança e tantos outros são imprescindíveis para trabalhar com segurança e eficácia em um corpo humano. Porém, sensibilidade, intuição, paciência, respeito, carinho, compreensão, solidariedade, generosidade, habilidade manual – “mãos que sabem ler e ver” - são itens básicos na profissão de esteticistas de sucesso e, estas qualidades podem ser aprimoradas através de cursos de formação, graduação, pós-graduação, mestrado, doutorados e PhD. Em virtude desses padrões alternarem de décadas para décadas, o que será que devemos procurar: os padrões de beleza impostos ou o bem-estar com nosso corpo?obelo

Em prol deste tema, o Instituto Fisiomar oferece atualmente o Curso de Formação em Estética, que abordará nas 360 horas/aula as temáticas de formação, tais como: anatomia e fisiologia, fundamentos dermatológicos, biossegurança, cosmetologia, protocolos e avaliação corporal, empreendedorismo, drenagem linfática, massagem modeladora, massagem relaxante, eletroestética, reflexologia podal, SPA dos pés, bamboo massage, conchas, facial I e II, pindas, quick massage, shiatsu, maquiagem e anexos cutâneos (depilação).

Em parceria, o Theràpie Spa Urbano apresenta uma nova perspectiva de saúde. Com um olhar diferenciado, proporciona tratamentos realizados pelas Fisioterapeutas Cristiane Márcia Siepko e Priscila Fontana, especialistas em Terapias Integrativas e Estética Funcional.

O Theràpie Spa Urbano oferece tratamentos em microfisioterapia, biofeedback de variabilidade da coerência cardíaca e emocional, acupuntura, auriculoterapia, shantala, massagem relaxante e terapêutica, bamboo massagem, massagem com conchas terapêuticas, terapia geotermal (pedras quentes e frias) e florais. Na área estética, dispõe de tratamentos de acupuntura estética, estética facial, limpeza de pele, peeling de cristal e de diamante, shiatsu facial, ginástica facial, drenagem linfática, estética corporal, massagem modeladora, pré e pós- operatório de cirurgia plástica.

Todos os dias na telinha e nas revistas apareceram umas celebridades: Juliana Paes, Isis Valverde e a modelo Gisele Bündchen, entre outras tantas beldades. Pergunto: o que é a beleza para você? Respostas como felicidade, simetria, inteligência e naturalidade facilmente seriam citadas.

Por: Solange de Fátima Cardozo Daneluz

Graduada em Fisioterapia, mestre em Saúde e Gestão do Trabalho e coordenadora do Instituto Fisiomar de Chapecó - Membro do Núcleo de Saúde da ACIC

Fonte: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

Blog Widget by LinkWithin

3 comentários:

  1. Estética e importante, mas precisamos procurar sempre profissionais como nossa amiga Solange indicou nesta postagem. Para nos orientar e tratar corretamente...muita saúde a todos....fuiiii

    ResponderExcluir
  2. Beleza é algo tão subjetivo... e depende muito mais de atitudes do que de aparências! Um sorriso, um brilho no olhar e palavras de otimismo contribuem mais para a beleza do que qualquer tratamento de estética...

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog