30 de junho de 2012

Hipersensibilidade dentinária: Quando os dentes são sensíveis

Um em cada quatro adultos sofre deste mal: a hipersensibilidade dentinária, dor causada por desgaste da superfície do dente. A causa mais comum, nos adultos, é a exposição da raiz dos dentes na área cervical, ou colo, devido à retração gengival.

A dentina tem um grande número de poros ou tubos microscópicos (túbulos) que vão da face externa do dente até a polpa, no centro. Quando a dentina está exposta, esses túbulos podem ser estimulados por mudanças de temperatura ou certos alimentos.

A especialista em implantes e próteses dentárias, Iara Giovana Gallon, da Clínica Arte & Face de Chapecó, explica que quando o calor, frio ou pressão afeta esses túbulos a pessoa sente dor. Ela recomenda não ignorar esse problema, pois os dentes sensíveis podem levar a outros problemas de saúde bucal, especialmente se a dor fizer com que a pessoa não escove bem seus dentes, tornando-os vulneráveis às cáries e doenças gengivais.sorriso

A hipersensibilidade decorrente da exposição da dentina pode ocorrer devido a vários fatores. Os mais comuns são a retração gengival devido à idade ou escovação inadequada; bebidas ácidas (como refrigerantes) que causam a erosão do esmalte e a exposição da dentina; bruxismo que torna a maior parte dos dentes sensíveis; escovação com creme dental muito abrasivo, escovação incorreta e/ou escovação em um número de vezes maior do que três, a gengivite, que pode causar retração gengival e, ainda, dente lascado ou fraturado, com exposição da dentina.

Além disso, alguns tratamentos dentários podem causar sensibilidade, como o branqueamento, a profilaxia em consultório, a colocação de aparelhos ortodônticos ou restauração dentária, durante ou depois do procedimento.

Iara Gallon dá uma boa notícia: a sensibilidade dos dentes geralmente pode ser tratada e curada. O dentista pode prescrever flúor em gel ou um enxaguante bucal com flúor, além de cremes dentais de baixa abrasividade com formulações feitas especialmente para dentes sensíveis.

-“Pergunte ao seu dentista quais são os produtos mais adequados para o seu problema de sensibilidade. Tenha cuidado com a escovação e evite que seus dentes se desgastem ainda mais. Uma escovação muito forte, uma prótese parcial com grampos e aparelhos muito apertados e justos podem também levar à abrasão.”

Outras recomendações da odontóloga são usar uma escova de cerdas muito macias; escovar corretamente para evitar a abrasão do esmalte e a retração gengival; usar creme dental formulado especialmente para ajudar reduzir a sensibilidade. Além disso, o dentista pode aplicar verniz de flúor nas áreas sensíveis para ajudar a fortalecer o dente e prescrever um creme dental com alto teor de flúor para uso diário.

Fonte: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

  • Projeto Valença Troca Livros - Aguardem! Em novembro! Vem aí o *"Projeto Valença Troca Livros"* Sem custo algum, apenas doação, amor. Já tenho alguns livros *livros* para serem trocados...
    Há 4 dias
  • - Cheiro de Goiaba - Mais uma participação da escritora, historiadora *Urda Alice Klueger, *Comentando o seu primeiro dia de aula, na Rua da Glória antiga Escola São José, e q...
    Há 2 semanas
  • - Noite da Família no Clã! No sábado a noite (13/05) foi realizado uma noite super especial com todas as Mães e familiares do Clã, onde rolou bolos e salgad...
    Há 5 meses
  • -

Arquivo do Blog