Os elefantes são famosos por sua memória extraordinária. Agora um novo estudo mostra que os elefantes são igualmente bons para trabalhar em conjunto. Em uma série de experimentos os gigantes tiveram o mesmo tipo de cooperação, normalmente observada em seres humanos ou chimpanzés para tentar obter comida.
Os pesquisadores que estudaram os elefantes ficaram espantado com o rápido aprendizado dos elefantes para trabalharem juntos. Psicólogo da Universidade de Cambridge, o Dr. Joshua Plotnik que realizou o estudo em um santuário de elefantes da Tailândia, disse que havia muitas evidências sobre os elefantes ajudarem uns aos outros.
"Há relatos de um elefante que caiu em uma poça - e dois outros elefantes, um em cada lado para para ajudá-lo a sair", disse ele. "Já foram vistos eles voltando para a localizar familiares de elefantes mortos. E em grupos, os elefantes esperaram se alguns ficam para trás. "
Com colegas da América e da Tailândia, o Dr. Plotnik desenvolveu um experimento para testar as habilidades sociais de seis casais adultos. Os pesquisadores colocaram uma bandeja carregada com dois pratos de comida por trás de uma rede e na frente duas passagens para os elefantes. Uma corda foi então enfiada na bandeja e cada extremidade estava em uma das passagens para os elefantes pegarem.
A bandeja foi organizada de tal forma que o alimento só poderia ser puxado se ambas as extremidades da corda fossem puxadas na mesma direção. Se apenas um elefante puxasse a corda, a bandeja com os alimentos não se mexia. Os elefantes foram treinados individualmente a puxar as cordas para mover a bandeja. E na primeira série de testes eles rapidamente aprenderam a puxar a corda só se a sua parceira tivesse a corda presa no seu tronco.
"Os elefantes podem ter atingido um nível de habilidade de cooperação em pé de igualdade com a os chimpanzés," relatam os pesquisadores. "Eu não fiquei surpreso com os resultados pois tenho trabalhado, há muito tempo, com os elefantes," disse o Dr. Plotnik. "Mas fiquei surpreso com a rapidez com que aprenderam a trabalhar juntos desta forma. '
Na vida selvagem, os elefantes vivem em grandes grupos familiares de sexo único. Os grupos de fêmeas - que contêm várias gerações - são também bastante sociável e se ajudam mutuamente a levanta os mais jovens.
Fonte: Daily Mail
Olá, blogueiro!
ResponderExcluirDia 30 de janeiro foi Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase. Se antes a doença assustava portadores e suas famílias, hoje ela tem tratamento e cura!
Seja nosso parceiro e utilize seu espaço para divulgar informações sobre a doença. Se tiver interesse em colocar o selo da campanha em seu blog, entre em contato com comunicação@saude.gov.br.
Para saber mais sobre hanseníase, acesse: http://bit.ly/dZFocW
Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/minsaude
Obrigado,
Ministério da Saúde
Ficou sem camisinha no carnaval? Faça o teste de Aids: http://bit.ly/fcZMqW #fiquesabendo
ResponderExcluirConheça a Campanha contra a Aids deste Carnaval: www.camisinhaeuvou.com.br
Siga-nos no Twitter e fique por dentro: www.twitter.com/minsaude
Para mais informações: comunicacao@saude.gov.br ou www.formspring.me/minsaude
Obrigado,
Ministério da Saúde
Interessante esse artigo. Os elefantes são animais incríveis e que aprendem truques com muita rapidez. Abraço;
ResponderExcluirHi there, just became alert to your blog through Google, and found
ResponderExcluirthat it is really informative. I am going to watch out for
brussels. I will be grateful if you continue this in future.
Lots of people will be benefited from your writing. Cheers!
Feel free to surf to my blog post: online