8 de março de 2011

Por que os elefantes são bons no trabalho em equipe?

Os elefantes são famosos por sua memória extraordinária. Agora um novo estudo mostra que os elefantes são igualmente bons para trabalhar em conjunto. Em uma série de experimentos os gigantes tiveram o mesmo tipo de cooperação, normalmente observada em seres humanos ou chimpanzés para tentar obter comida.

Os pesquisadores que estudaram os elefantes ficaram espantado com o rápido aprendizado dos elefantes para trabalharem juntos. Psicólogo da Universidade de Cambridge, o Dr. Joshua Plotnik que realizou o estudo em um santuário de elefantes da Tailândia, disse que havia muitas evidências sobre os elefantes ajudarem uns aos outros.

"Há relatos de um elefante que caiu em uma poça - e dois outros elefantes, um em cada lado para para ajudá-lo a sair", disse ele. "Já foram vistos eles voltando para a localizar familiares de elefantes mortos. E em grupos, os elefantes esperaram se alguns ficam para trás. "elefantes

Com colegas da América e da Tailândia, o Dr. Plotnik desenvolveu um experimento para testar as habilidades sociais de seis casais adultos. Os pesquisadores colocaram uma bandeja carregada com dois pratos de comida por trás de uma rede e na frente duas passagens para os elefantes. Uma corda foi então enfiada na bandeja e cada extremidade estava em uma das passagens para os elefantes pegarem.

A bandeja foi organizada de tal forma que o alimento só poderia ser puxado se ambas as extremidades da corda fossem puxadas na mesma direção. Se apenas um elefante puxasse a corda, a bandeja com os alimentos não se mexia. Os elefantes foram treinados individualmente a puxar as cordas para mover a bandeja. E na primeira série de testes eles rapidamente aprenderam a puxar a corda só se a sua parceira tivesse a corda presa no seu tronco.

"Os elefantes podem ter atingido um nível de habilidade de cooperação em pé de igualdade com a os chimpanzés," relatam os pesquisadores. "Eu não fiquei surpreso com os resultados pois tenho trabalhado, há muito tempo, com os elefantes," disse o Dr. Plotnik. "Mas fiquei surpreso com a rapidez com que aprenderam a trabalhar juntos desta forma. '

Na vida selvagem, os elefantes vivem em grandes grupos familiares de sexo único. Os grupos de fêmeas - que contêm várias gerações - são também bastante sociável e se ajudam mutuamente a levanta os mais jovens.

Fonte: Daily Mail

Blog Widget by LinkWithin

4 comentários:

  1. Olá, blogueiro!
    Dia 30 de janeiro foi Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase. Se antes a doença assustava portadores e suas famílias, hoje ela tem tratamento e cura!
    Seja nosso parceiro e utilize seu espaço para divulgar informações sobre a doença. Se tiver interesse em colocar o selo da campanha em seu blog, entre em contato com comunicação@saude.gov.br.
    Para saber mais sobre hanseníase, acesse: http://bit.ly/dZFocW
    Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/minsaude
    Obrigado,
    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir
  2. Ficou sem camisinha no carnaval? Faça o teste de Aids: http://bit.ly/fcZMqW #fiquesabendo

    Conheça a Campanha contra a Aids deste Carnaval: www.camisinhaeuvou.com.br
    Siga-nos no Twitter e fique por dentro: www.twitter.com/minsaude
    Para mais informações: comunicacao@saude.gov.br ou www.formspring.me/minsaude
    Obrigado,
    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir
  3. Interessante esse artigo. Os elefantes são animais incríveis e que aprendem truques com muita rapidez. Abraço;

    ResponderExcluir
  4. Hi there, just became alert to your blog through Google, and found
    that it is really informative. I am going to watch out for
    brussels. I will be grateful if you continue this in future.
    Lots of people will be benefited from your writing. Cheers!


    Feel free to surf to my blog post: online

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog