10 de dezembro de 2010

Código na embalagem dará acesso via internet às informações do novo leite Aurora

A Coopercentral Aurora, uma das maiores indústrias de alimentos do Brasil, lança um leite longa vida com a marca AURORA com uma inovação em escala mundial: o sistema ativo de rastreabilidade, batizado de P.A.R. (produto Aurora rastreado). Trata-se de uma solução inédita, totalmente automatizada e transparente, desenvolvida pela Tetra Pak, permitindo que os consumidores tenham acesso aos dados sobre o processamento, envase e qualidade dos leites Aurora e Aurolat.

Por meio do código P.A.R., impresso em cada embalagem, as informações dos produtos poderão ser consultadas no hotsite http://www.auroraalimentos.com.br/par

De acordo com o presidente da Coopercentral Aurora, Mário Lanznaster, a criação do código P.A.R. no leite – o “RG do leite” – garante o monitoramento do processo produtivo, além do controle dos parâmetros de qualidade em tempo real. “A rastreabilidade é uma ferramenta essencial para a verificação dos atributos de credibilidade perante produtores, clientes, fornecedores e consumidores. Tornou-se um indicador de segurança alimentar ao rastrear o produto desde a cooperativa até o produto industrializado", completa Mário.

A Coopercentral Aurora desenvolveu ampla análise das condições reais da cadeia de leite em face das exigências legais, definidas nacional e internacionalmente, para a implantação dessa ferramenta. A adoção da rastreabilidade fortalece o sistema cooperativo, proporciona informação dentro da empresa para facilitar o controle de processos e a gestão, e identifica a origem do alimento. Além disso, agrega valor à marca, potencializa o mercado, fideliza consumidores e, como resultado final, assegura a qualidade e a certificação dos produtos.auroralat

As informações obtidas em tempo real ainda aperfeiçoam o controle da indústria, pois podem ser consolidadas e cruzadas, criando uma visão completa de todo o fluxo de produção dos alimentos. “Com a rastreabilidade, as informações são relacionadas a cada caixinha de leite, e não a um lote. Assim, o sistema permite diagnosticar, solucionar e prevenir eventuais problemas com a utilização de uma ferramenta online que expõe minuciosamente as informações e cruza dados ao longo de todos os processos”, explica o gerente de Sistemas Integrados Especiais da Tetra Pak, Pedro Gonçalves. A empresa, que opera em 160 países, atestou: é o primeiro do mundo.

Do que se trata o sistema de Rastreabilidade Ativa?

A rastreabilidade ativa, lançada em fevereiro de 2009, é um sistema online que traz total controle da cadeia de processamento e envase de alimentos, agregando segurança, transparência, agilidade e confiabilidade. Além do histórico de produção o sistema oferece a possibilidade de detecção de possíveis problemas de produção e intervenção imediata caso necessário. A “Rastreabilidade Ativa” é uma iniciativa pioneira da Tetra Pak para a indústria de alimentos que vai além do histórico limitado de lotes de produção..

O novo sistema possibilita o acesso instantâneo a todas as informações históricas, de forma integrada para cada unidade de produto. Cada caixinha de leite possui um código único que traz consigo inúmeras informações que podem ser acessadas de imediato. Além disso, o sistema possibilita o cruzamento de dados, permitindo um estudo mais profundo.

Como funciona?

A Rastreabilidade Ativa é um sistema de coleta, integração e controle das informações de fabricação de um alimento em todas as suas fases: recepção da matéria-prima, processamento, envase, controle de qualidade e distribuição. As informações podem ser disponibilizadas online para utilização da indústria ou até mesmo para os consumidores finais, por meio de um website, por exemplo. O sistema permite diagnosticar, solucionar e prevenir problemas com a utilização de uma ferramenta online que expõe minuciosamente as informações e cruza dados ao longo de todos os processos.

Ao acessar um hotsite, o sistema fornece detalhes das etapas de processamento e envase, proporcionando mais transparência, agilidade e confiabilidade, além de reforçar o controle da produção. O próprio consumidor, por exemplo, poderá consultar as informações do produto que comprou, já que um código impresso em cada embalagem no momento do envase traz consigo todas as informações sobre aquela unidade de produto específica. Esse código identifica um único produto com todo o seu histórico, desde sua coleta, como um RG. Pelo site na internet, ao digitar o código de rastreabilidade, o consumidor pode obter todas as informações de origem, produção, envase e qualidade do produto.

O que é necessário para implantar este sistema?

A Rastreabilidade Ativa é baseada em três ferramentas: o Tetra PlantMaster TM da Tetra Pak, um sistema de controle, supervisão e operação da produção de alimentos; um sistema de gerenciamento da qualidade e uma plataforma de comunicação via Internet.

O sistema é diretamente conectado a todos os equipamentos, sensores e laboratórios da planta, além dos pontos de controle de entrada de matéria-prima e saída do produto acabado. Os dados coletados em todos esses pontos como: temperatura, vazão, pressão, análise microbiológica e físico-química, limpeza, insumos, alarmes, tempo de operação, entre outros, são consolidados em um único banco de dados.

A indústria tem o acesso a todos os dados em tempo real, por meio de relatórios e ainda pode disponibilizar informações, a seu critério, pela Internet ao consumidor.

Com o lançamento do leite Aurora, a empresa continuará a produção do leite Aurolat? Qual é a diferença entre Aurora e o Aurolat?

Sim, mesmo com o lançamento do leite Aurora, a empresa continuará a produção do Aurolat. A novidade surgiu após uma vitória da Cooperativa, que conquistou o direito de utilizar a marca Aurora na linha de bebidas lácteas.

O leite Aurolat também será rastreado?

Sim.

Qual é o volume de vendas atual do Aurolat? O leite Aurora competirá diretamente com o Aurolat?

A Aurora não revela volume de vendas, no entanto a capacidade total da planta é 55 milhões de litros/mês. Com o lançamento, nossa estratégia é produzir 20% de leite da marca Aurora e 80% da Aurolat. Não consideramos que o lançamento competirá com o produto já existente e acreditamos que a novidade agregará valor às marcas.

Como o lançamento e o sistema será comunicado ao público final? Está sendo realizada alguma campanha para orientar os consumidores? Em caso positivo, qual é o investimento na campanha?

Para comunicar o lançamento a Aurora realiza uma campanha de comunicação em pontos de venda, a partir deste mês de dezembro. Para 2011 também há planos de desenvolver uma campanha maior, no entanto ainda não há valores de investimento destas ações.

O leite será comercializado em todo território nacional?

Não, apenas Sul e Sudeste.

A Aurora já tem rastreabilidade de outros produtos?

Atualmente a Aurora realiza a rastreabilidade de todos os produtos, porém não a “Rastreabilidade Ativa”, automatizada.

A Aurora pretende estender este sistema de rastreabilidade para outros produtos?

Futuramente poderemos evoluir para outros negócios da categoria de lácteos desde que tenham tecnologia disponível.

Qual o objetivo da Aurora em investir neste novo sistema de rastreabilidade?

A Rastreabilidade Ativa Tetra Pak é uma resposta a demanda dos consumidores que, cada dia mais exigentes, querem conhecer e entender a origem dos produtos que adquirem. Além disso, a empresa procura sempre investir em novas tecnologias de modernização de seu parque industrial. A adoção da rastreabilidade fortalece o sistema cooperativo, proporciona informação dentro da empresa para facilitar o controle de processos e a gestão, protege a marca e identifica a origem do alimento. Além disso, agrega valor à marca potencializa o mercado, fideliza consumidores e, como resultado final, assegura a qualidade e a certificação dos produtos.

Nossa planta é uma das mais modernas plantas de leite longa vida do Brasil. A Aurora possui um parque industrial bastante desenvolvido e se utiliza de modernas tecnologias de processamento e envase a fim de disponibilizar alimentos seguros ao consumidor brasileiro.

Qual o investimento da Aurora neste novo sistema?

A empresa investiu cerca de R$ 600 mil para a instalação do sistema. Trata-se de um diferencial competitivo importante, que agrega valor às nossas marcas de leite longa vida.

Quais produtos contarão com a Ratreabiliade Ativa?

Leite longa vida Aurora e leite longa vida Aurolat, nas versões integral, desnatado e semi desnatado.

Quais informações a Aurora disponibilizará aos consumidores?

Origem da matéria prima; data de produção; unidade produtora; linha de envase 1; ultrapasteurizador;validade do produto; data e horário de início e fim da produção; volume de leite produzido no mesmo lote; nº do lote de material de embalagem; fornecedor do leite; análise de qualidade da matéria-prima e data de realização; aprovação do produto.

Qual é a principal vantagem do consumidor saber do rastreamento do produto?

Na sociedade moderna e globalizada, os consumidores se mostram cada dia mais exigentes e interessados em conhecer e entender a origem dos produtos que adquirem. Com a solução inédita os consumidores terão acesso a todo histórico do produto que será consumido. Por meio do código P.A.R. (Produto Aurora Rastreado) impresso em cada embalagem dos leites Aurora e Aurolat, os consumidores poderão consultar no hotsitehttp://www.auroraalimentos.com.br/par informações que garantem a origem, a qualidade e a procedência do produto, trazendo mais segurança.

Os varejistas também se beneficiarão deste novo sistema? Qual seria a principal vantagem?

O sistema de Rastreabilidade Ativa disponibiliza informações aos varejistas que possibilitam garantir a origem dos produtos, oferecendo maior segurança e agilizando um eventual recall.

Por: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

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