29 de dezembro de 2010

Acredite, nesta cidade a água mineral é grátis

Todos os anos milhares de pessoas escolhem a cidade de Laguna, no litoral sul de Santa Catarina,  para passar a virada de ano. O local preferido do público é a areia do Mar Grosso, e a exemplo dos outros anos, a expectativa é de um público superior de 150 mil pessoas.

Um palco será montado em frente à rua Tubarão, antigo calçadão onde, para animar o público, a partir das 22h, a atração será a dupla João e Mateus, sertanejo universitário, acompanhados da banda. A meia-noite, fogos de artifícios irão colorir o céu do Mar Grosso, e depois, será a vez da banda Industrial Nacional dar as boas-vindas ao ano de 2011.

A história de Laguna começou há seis mil anos com os primeiros registros de comunidades pré-históricas, os sambaquis, chamado pescadores-coletores, formações elevadas compostas de conchas, ossos, restos de fogueiras e artefatos, alguns com 35 metros de altura. Durante os séculos XVII e XVIII, as disputas de terras entre as metrópoles portuguesa e espanhola resultaram no Tratado de Tordesilhas (1494). Desse conflito entre metrópoles, uma extensa colônia passava a se formar.

agualaguna

Agora o que chama a atenção em Laguna, é que a comunidade e turistas encontraram uma forma de economizar. Ao invés de comprar água mineral nos mercados e distribuidoras vão direto na fonte, mais precisamente, na Fonte da Carioca, no centro histórico. Revitalizada este ano pelo Governo Municipal e Iphan, o espaço tem seis vertentes de água, que por mês, liberam dois milhões de litros de água mineral.

O vai e vem de pessoas com garrafas plásticas e comum no final e início do dia. Desde o ano de 1863, através da construção com paredes brancas, que os habitantes do município e visitantes utilizam a água, que surge da terra.


O público conhece a casa das nascentes, que ganhou vidro e revestimento cerâmico. Os velhos canos de PVC, que transportavam a água da Fonte da Carioca, e as torneiras foram substituídos por material inoxidável. A nova estrutura oferece maior segurança sanitária para a população, preservando a qualidade da água. Mas, a Vigilancia Sanitária alerta os consumidores sobre os cuidados com o manuseio, validade do garrafão e também deixar o líquido em local arejado.

laguna

Fonte e fotos: Prefeitura Municipal de Laguna

Blog Widget by LinkWithin

Um comentário:

  1. Olá, em São Lourenço tambem é assim, paga-se para entrar no parque apenas para mante-lo, e é lindo.
    As águas são diversas e excelentes. Adorei conhecer um pouco mais sobre Laguna, nunca viajei a nenhum lugar no sul.

    Felicidades.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog