Um momento tão especial, como a chegada de um filho, não pode deixar a futura mamãe sedentária por medo ou insegurança de se exercitar. Uma das opções que está sendo cada vez mais procurada e indicada pelos médicos ginecologistas e/ou obstetras é a hidroginástica, pois oferece vários benefícios para mamães e bebês.
A educadora física, Marlete Schneider, explica que o objetivo de cada aula é específico, mas o conjunto destas, estará sempre direcionado a trabalhar com as alunas, integrando corpo e mente.
As aulas iniciam sempre com os exercícios de alongamento e evoluem para a parte aeróbica, que trabalhará todos os músculos do corpo, melhorando o condicionamento físico, bem como o fortalecimento de músculos específicos. “Os exercícios proporcionam melhor equilíbrio à gestante, já que o peso está em demasia na parte frontal”, explica Marlete.
Para que o momento seja encarado de forma mais tranquila, utiliza-se os exercícios respiratórios que visam melhorar a parte circulatória, deixando a gestante mais relaxada, menos ansiosa, ajudando-a a melhorar a autoestima e o auto-controle. “O contato com a água é, ao mesmo tempo, estimulante e relaxante. A gestante que pratica a hidroginástica tem um sono mais profundo durante a noite. Com tudo isso, o bebê apresentará um desenvolvimento sadio dentro do útero”, reforça Marlete.
É importante ressaltar, que para iniciar a hidroginástica, é necessária uma autorização do obstetra. A gestante poderá praticar a hidroginástica durante toda a sua gestação, exceto quando houver recomendação médica, como é o caso de gravidez de risco. Após o nascimento do bebê poderá voltar a praticá-la para que volte rapidamente ao peso e forma que tinha antes da gravidez.
Foto: Hidroginástica na gestação (crédito foto Hidrogest)
Por: MARCOS A. BEDIN
MB Comunicação Empresarial/Organizacional
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu recado.