20 de agosto de 2010

Dicas para evitar a osteoporose

Uma alimentação balanceada e rica em cálcio pode evitar a osteoporose, doença que causa a diminuição da massa óssea e a deterioração estrutural provocadas pela carência de cálcio, muitas vezes só percebida quando acontece uma fratura. as não é só a alimentação a grande aliada na prevenção da doença. A adoção de hábitos saudáveis no cotidiano como atividade física regular, exposição ao sol em horários adequados e a eliminação do cigarro ajudam na diminuição da perda óssea.


Outro fator importante, tanto na prevenção quanto no tratamento da doença, é o esclarecimento. A osteoporose é cercada de mitos, o que muitas vezes leva a um diagnóstico tardio e à falta de orientação para lidar com a doença. Portanto, esclarecer as dúvidas significa ter mais saúde e qualidade de vida.osteoporose


Segundo o Dr. Salo Buksman, responsável pelo Programa de Osteoporose Masculina (Proma) do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), é preciso explicar alguns pontos importantes para que as pessoas possam se cuidar desde cedo. Dados da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) mostram que as fraturas por osteoporose ocorrem três vezes mais do que doenças coronárias; sete vezes mais do que derrame cerebral e oito vezes mais do que câncer de mama.


Confira abaixo algumas perguntas frequentes sobre a osteoporose:


1 - Quem não gosta de leite apresenta maior risco de ter osteoporose?
Não. Uma das dicas de prevenção da doença é preocupar-se com a ingestão mínima de cálcio necessário para manter os ossos saudáveis. São recomendados 1.200 mg por dia. E para quem não gosta de leite é só recorrer a outros laticínios como queijo, por exemplo.


2 - A osteoporose não tem cura e não pode ser tratada?
A osteoporose não tem cura, mas o tratamento deve ser feito por médicos especializados capazes de dar orientações sobre medicamentos capazes de estabilizar o quadro da doença ou melhorar o problema. Isso significa evitar maiores complicações e reduzir significantemente o risco de fraturas.


3 - Quem tem osteoporose não pode praticar atividade física?
Pelo contrário. Praticar exercícios físicos é essencial. Neste caso, os exercícios devem ter impacto mínimo. Caminhada é a atividade mais recomendada.

4 – Devo me preocupar com a osteoporose somente após a menopausa?
Não. O nível de cálcio no organismo é de fato menor após a menopausa, mas a sua incidência não está ligada a esta fase. Sua prevenção deve ser preocupação ao longo da vida. E para isso basta seguir algumas ações cotidianas como expor-se à luz do sol sem filtro, durante 15 minutos todos os dias. O sol deve incidir sobre a face, tronco superior e braços. Atenção: deve-se evitar o sol após às 10 horas. Vale ainda ingerir vitamina D diariamente. Verduras e laticínios fortificados fornecem este tipo de vitamina.


5 - A osteoporose é uma doença feminina?
Mulheres têm mais osteoporose que os homens, pois tem os ossos mais finos e mais leves e apresentam perda importante durante a menopausa. No entanto, homens com deficiência alimentar rica em cálcio e vitaminas estão sujeitos à doença. Inclusive, o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) criou o Programa de Osteoporose Masculina (PROMA), desde março de 2004, com o objetivo de quantificar as vítimas da doença para tratá-las e estudar sua incidência.


6 – A osteoporose é hereditária?
Não significa dizer que se o histórico familiar é favorável à osteoporose que todos vão desenvolver a doença. Mas é importante, sim, identificar se os pais são portadores de osteoporose. Em caso positivo, deve-se manter cuidado redobrado na prevenção da doença. Explicação: a vitamina D é mais eficiente na absorção do cálcio em algumas pessoas do que em outras e essa característica é hereditária. Descendentes de pessoas que tem menor capacidade de absorção do cálcio no organismo e apresentaram osteoporose quando adultas tem maior probabilidade de apresentar a doença. Mas nada que bons hábitos alimentares não possam mudar este quadro.

Clique e ouça a entrevista com o Dr. Salo Buksman realizada pela Web Rádio Saúde

Fonte: Portal da Saúde

Blog Widget by LinkWithin

2 comentários:

  1. Estudos apontam que as mulheres sofrem mais por causa da menopausa, eu fico super preocupada, não tenho certeza que minha dieta supre o suficiente por dia! E sei o quanto é importante atividades fisicas, estou meio sedentária.

    ResponderExcluir
  2. Como esse médico está desatualizado. Impressionante!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog