7 de março de 2010

Osteopatia no tratamento de dor ciática

O ciático é um nervo extenso, situado no canal raquidiano, na parte posterior das vértebras da coluna, cujo percurso se inicia no fundo das costas, percorrendo as pernas até chegar aos pés. A sua principal função é controlar a sensibilidade e capacidade motora das pernas e pés. Entre as vértebras existem “almofadas” que amortecem as fricções ósseas da atividade das costas. As diferentes origens da dor ciática provocam uma movimentação posterior destas almofadas, produzindo a compressão do nervo ciático, perda funcional e dor.

A lesão do ciático pode resultar de lesões hereditárias de coluna, traumas, infecções, doenças osteoarticulares degenerativas, causas metabólicas e até cancro. Não é difícil identificar os sintomas: a dor começa na nádega, unilateral ou bilateral, é profunda e irradiada ao longo da perna até o pé, pela parte externa,ciatico com intensidade variável, que tende a piorar com os movimentos do corpo que flexionem a coluna.

O fisioterapeuta da Clínica Reichmann, Edson Bramati, especializado em  Osteopatia, explica que o tratamento Osteopático  explora o maior número de métodos de  avaliação e diagnóstico ao encontro da causa da compressão do nervo ciático,  adequando  tratamentos recorrendo a técnicas específicas , manipulação vertebral desde à região cervical até os pés, pois geralmente existem desequilíbrios compensatórios osteoarticulares e osteomusculares que acabam afetando a coluna vertebral, alem de técnicas cranianas e viscerais que ajudam e tem muita relação nas crises ciáticas. Bramati relata que alem do tratamento conservador, a orientação domiciliar para exercícios corretivos permitindo a descompressão nervosa ao nível da coluna lombar, muscular e postural, colaboram e muito para melhoria do quadro clínico do paciente.

Então pacientes com dores ciáticas deverão procurar realizar avaliação médica, após  exames complementares (Raio-x, ressonância magnética)  se solicitados e possibilitados o tratamento osteopático, esse sempre  sendo somente realizada por profissionais habilitados e que possam trazer um bem-estar, ressalta Bramati.

Fonte: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

Blog Widget by LinkWithin

2 comentários:

  1. Boa noite, meu Nome é Maria de Lourdes passei 2 anos sofrendo de dor nas costas , consultei com 3 medicos ( 2 neurocirugioes e 1 ortopedista) nada me resolveu ate entao fui por indicação de uma amiga procurar a osteopatia achei o Dr Edson Bramati e foi ele que resolveu os meus problemas

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Deixo aqui um site que lista varios profissionais na area de osteopatia.


    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog