9 de março de 2010

O Brasil e a mostra de desenvolvimento regional

O Ministério da Integração Nacional realizará a segunda edição da sua Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional nos dias 10 a 14 deste mês de março, no Centro de Convenções Centro Sul de Florianópolis (SC), onde irá acolher e expor o que de mais significativo, no Brasil de hoje, se desdobra e se consolida em regiões nem sempre lembradas ou citadas quando o assunto é o crescimento de nosso País.

Se o desafio da primeira edição, realizada em Salvador/BA, em março de 2009, foi o ineditismo e a pouca experiência da Secretaria de Programas Regionais do Ministério da Integração Nacional, coordenadora do evento, em realizações assim, de tão grande porte e impacto, o desafio de agora é o de corresponder e até mesmo superar as expectativas geradas a partir do sucesso então alcançado.

Da surpresa inicial do próprio Presidente Lula, claramente expressa em Salvador, quando declarou que “não imaginava que o Ministro Geddel sabia fazer feiras”, a Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional passou a revestir-se, a pedido do próprio Presidente, do caráter periódico anual, que justifica esta segunda edição em 2010, e do alcance nacional, que a leva, desta vez, para Florianópolis, com a intenção de, a cada ano, realizar-se em capital diferente.

Tamanha receptividade à proposta de divulgação da Política Nacional de Desenvolvimento Regional, por meio de uma Mostra Nacional, tem lá sua explicação. Mais do que a seriedade na sua realização, o cuidado na instalação de sua estrutura física, na construção de sua programação técnica e na escolha de expositores e comerciantes, o que cativa e motiva os que a organizam, os que dela participam, os que nela realizam negócios, bem como os que apenas a visitam, é a essência de sua mensagem.

Reúnem-se ali atores e agentes de uma transformação que vem se instalando permanente e progressivamente no País e que, na Mostra, encontra ambiente propício para se fazer percebida e valorizada, a começar pela possibilidade que oferece de dar visibilidade e, mais, oportunidade de negócios, a empreendedores de pequenos e médios portes, oriundos de regiões historicamente à margem do processo de desenvolvimento global do País.

Brotam, então, sorrisos e espontaneidades cativantes, próprias daqueles que alcançam oportunidades acalentadas, daquelas pelas quais sempre se espera e que parecem nunca chegar. Os produtos exibidos e oferecidos mostram brilho adicional, além do que já teriam pelo esmero e capricho com que foram preparados para este momento. O visitante sente-se como alguém que descobre pérolas raras; os produtores agem e movem-se como se fossem descobertas únicas. Não há conexão maior e melhor entre oferta e demanda!

A sensação é a da descoberta de um país múltiplo, complexo, diverso recheado de potenciais ainda pouco explorados para a explosão do Brasil que dá certo. A percepção da força do brasileiro batalhador, que corre atrás e forja seus caminhos, é evidente, sendo impossível deixar de senti-la e estimulá-la.MarciaDamo

O planejamento visual pretende e alcança o objetivo de realçar as características marcantes dos territórios ali representados, todos eles objeto da atuação prioritária do Ministério da Integração Nacional, sob as diretrizes da Política Nacional de Desenvolvimento Regional. Belezas e contrastes físicos se expõem grandiosamente, sotaques e maneiras particulares se integram, se somam, se unem, desmascarando a fragilidade das desigualdades perante a grandeza de nossa diversidade.

A Mostra é, na verdade, uma simulação de soluções para o problema das desigualdades intra e inter-regionais brasileiras. Políticos, autoridades, gestores públicos das esferas de governo, acadêmicos, pequenos, médios e grandes produtores e o público dão o tom de otimismo e esperança a estes dias dedicados a articulações, negociações, aprendizado e integração.

Seminários e cursos, apresentações institucionais e eventos paralelos compõem o cenário de aprendizado e capacitações para o desenvolvimento, reproduzindo, em parte, a atuação do Ministério no seu dia-a-dia, só que sem este amplo alcance geográfico. A eles concorrem e contribuem público diverso e interessado, assim como especialistas renomados, inclusive do exterior, ampliando o leque de oportunidades distantes, talvez até inacessíveis, que se fazem, de repente, disponíveis.

E a Mostra, então, flui, no seu vaivém enérgico, no burburinho contagiante, no calor dos encontros e reencontros, na satisfação dos negócios realizados ou contratados, nas palestras e lições que satisfazem a avidez pelo aprendizado e oferecem visões inovadoras, nas apresentações culturais e degustação de pratos regionais que ajudam a compor o mosaico da brasilidade que se reflete em todos os olhares.

Assim foi em Salvador e certamente o será, ainda com maior competência, em Florianópolis. Recém-calados os sons e ritmos do carnaval, mantida a perspectiva festiva da Copa do Mundo de 2010 e, ainda mais, a de 2014, no clima de preparação para as Olimpíadas de 2016, Florianópolis testemunhará mais uma festa, a do Brasil que se constrói e cresce, com ritmo, alegria e gingado próprios, a partir da contribuição de cada um e de todos.

A Ponte Hercílio Luz continuará ligando ilha a continente. Em março, fará com que o Brasil se encontre com ele mesmo! Sejam todos bem vindos à II Mostra de Desenvolvimento Regional!

Por: Márcia Regina Sartori Damo/Secretária de Programas Regionais do Ministério da Integração Nacional

Fonte e foto: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog