O ciático é um nervo extenso, situado no canal raquidiano, na parte posterior das vértebras da coluna, cujo percurso se inicia no fundo das costas, percorrendo as pernas até chegar aos pés. A sua principal função é controlar a sensibilidade e capacidade motora das pernas e pés. Entre as vértebras existem “almofadas” que amortecem as fricções ósseas da atividade das costas. As diferentes origens da dor ciática provocam uma movimentação posterior destas almofadas, produzindo a compressão do nervo ciático, perda funcional e dor.
A lesão do ciático pode resultar de lesões hereditárias de coluna, traumas, infecções, doenças osteoarticulares degenerativas, causas metabólicas e até cancro. Não é difícil identificar os sintomas: a dor começa na nádega, unilateral ou bilateral, é profunda e irradiada ao longo da perna até o pé, pela parte externa, com intensidade variável, que tende a piorar com os movimentos do corpo que flexionem a coluna.
O fisioterapeuta da Clínica Reichmann, Edson Bramati, especializado em Osteopatia, explica que o tratamento Osteopático explora o maior número de métodos de avaliação e diagnóstico ao encontro da causa da compressão do nervo ciático, adequando tratamentos recorrendo a técnicas específicas , manipulação vertebral desde à região cervical até os pés, pois geralmente existem desequilíbrios compensatórios osteoarticulares e osteomusculares que acabam afetando a coluna vertebral, alem de técnicas cranianas e viscerais que ajudam e tem muita relação nas crises ciáticas. Bramati relata que alem do tratamento conservador, a orientação domiciliar para exercícios corretivos permitindo a descompressão nervosa ao nível da coluna lombar, muscular e postural, colaboram e muito para melhoria do quadro clínico do paciente.
Então pacientes com dores ciáticas deverão procurar realizar avaliação médica, após exames complementares (Raio-x, ressonância magnética) se solicitados e possibilitados o tratamento osteopático, esse sempre sendo somente realizada por profissionais habilitados e que possam trazer um bem-estar, ressalta Bramati.
Fonte: MARCOS A. BEDIN
MB Comunicação Empresarial/Organizacional
Boa noite, meu Nome é Maria de Lourdes passei 2 anos sofrendo de dor nas costas , consultei com 3 medicos ( 2 neurocirugioes e 1 ortopedista) nada me resolveu ate entao fui por indicação de uma amiga procurar a osteopatia achei o Dr Edson Bramati e foi ele que resolveu os meus problemas
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirDeixo aqui um site que lista varios profissionais na area de osteopatia.
Espero ter ajudado.