20 de setembro de 2009

Você já fez uma peniscopia?

É bem provável que não. Geralmente os homens são menos cuidadosos com sua saúde, principalmente, em se tratando de exames preventivos.

Segundo o artigo, O que é peniscopia?,  do Dr. Nilton Firmino, publicado no Site Médico,  a peniscopia é o exame do pênis com o auxilio do coloscópio e soluções reveladora de lesões, como o Ácido Acético a 5 % e o Azul de Toluidina a 1%.


A peniscopia é principalmente indicada para o diagnóstico de lesões induzidas pelo HPV (Papiloma Vírus Humano) em parceiros de pacientes portadoras desse vírus, que é apontado como causador de Câncer do Colo do Útero, Vagina, Vulva, Reto, Ânus e mais raramente do Pênis.


Além do diagnóstico de HPV, doença sexualmente transmissível mais conhecida como CONDILOMA, a peniscopia pode detectar lesões indicativas de outras doenças como Herpes Genital, infecções por Fungos (Candidíase) ou Bactérias.

Durante a Peniscopia também podem ser encontradas lesões no Orifício Uretral, Glande, Corpo Peniano, Bolsa Escrotal, Regiões Pubiana e Inguinal. Em casos particulares examina-se a Região Anal.


Mais da metade (50 a 70%) dos parceiros regulares de mulheres com CONDILOMA e/ou DISPLASIA CERVICAL (NIC) apresentam lesões de diversas formas, sendo a verrucosa a mais comum. A Peniscopia pode ser considerado o "exame preventivo do homem" coadjuvante na prevenção do Câncer Genital da mulher.


Os parceiros que não apresentam lesões podem ser portadores do vírus em estado latente ou incubado. Vale salientar que existe a possibilidade, embora bem menor, de transmissão não sexual do vírus através de objetos contaminados (vômitos) e até a transmissão materno-fetal.


Fonte: Dr. Nilton Firmino - Ginecologista, Colposcopista e Citopatologista/ Site Médico

Blog Widget by LinkWithin

2 comentários:

  1. Mais uma do mestre, desconhecia completamente este procedimento.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  2. As mulheres fazem exames preventivos com regularidade, por que os homens não podem fazer também? Essa mudança de comportamento só traria benefícios. Um abraço. Drauzio Milagres.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog