23 de setembro de 2009

Campanha: Segunda sem Carne

O movimento surgiu nos Estados Unidos, espalhou-se na Austrália e na Grã-Bretanha, incentivando as pessoas a não consumirem carne às segundas-feiras.

A Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo lançará, no sábado, 3 de outubro, a campanha “Segunda sem Carne”.

A produção de carne é extremamente ineficiente, destacam organizações de saúde pública dos Estados Unidos, e representa uma ameaça aos recursos naturais, à saúde das pessoas e aumenta as emissões de gases que provocam o efeito estufa.

“Não pedimos que você se torne vegetariano nem se transforme em defensor dos direitos dos animais, mas apenas assuma o compromisso de não comer carne uma vez por semana. Nenhuma outra ação é tão simples e poderosa para ajudar o planeta”, diz o texto da campanha nos Estados Unidos.

Estudo da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) mostra que as emissões de gases estufa associada à cadeia de produção de carne representam 18% das emissões totais. O desmatamento para a criação de pastagens, o transporte e o processamento industrial do alimento integram a cadeia produtiva da carne.

Com a quantidade economizada com um dia sem carne cada estadunidense poderia encher a banheira com água cerca de 20 vezes por ano e evitaria o consumo de 44,5 bilhões de litros de gasolina.

A Segunda sem Carne quer incentivar paulistanos a deixarem de consumir o alimento uma vez por semana, levando-os a redescobrir sabores e ampliar o repertório de alimentos.

A campanha terá a parceria da Sociedade Vegetariana Brasileira, com o apoio do Greenpeace, Instituto Polis, Slow Food São Paulo, Agência de Notícias de Direitos dos Animais e do Instituto Nina Rosa.

E você vai participar?

Fonte: ALC

Blog Widget by LinkWithin

6 comentários:

  1. Quaisquer campanhas que ajudem o meio-ambiente são bem-vindas. Eu como muito pouca carne e não sentirei nenhuma falta se passar mais um dia sem ela no prato.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Uma excelente campanha. Gosto muito de carne, mas creio que não há nenhum problema em passar um ou mais dias sem o produto durante a semana.

    ResponderExcluir
  3. Totalmente apoiado, meio ambiente é coisa séria e as pessoas ainda estão longe desta verdade.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  4. Bom sou vegetariano desde os 4 anos de idad, portanto, acho que já aderi a campanha há muito tempo, rs. Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Lamentável. É falsa a idéia de que a carne é prejudicial ao meio-ambiente. Prejudicial ao meio-ambiente são processos produtivos inadequados, consumo exagerado, entre diversas outras coisas.

    E, vindo de brasileiros, que tem na carne um de seus principais itens de exportação, é mais questionável ainda. Gostaria de ver russos fazendo campanha para reduzirem o consumo de vodca, ou os nórdicos para redução do consumo de caviar.

    ResponderExcluir
  6. Eu já participo e estou ajudando a divulgar essa campanha. Um abraço. Drauzio Milagres.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog