29 de dezembro de 2008

Mito ou verdade: Banana previne cãibra?



Um dos eventos mais dolorosos e temidos por quem pratica exercícios físicos é, sem dúvida, o aparecimento de cãibras. Na realidade, a cãibra não é conseqüência somente de fenômenos desencadeados por exercícios. Com freqüência elas aparecem em gestantes ou mesmo em dias mais frios, principalmente durante a noite quando os membros inferiores não estão adequadamente aquecidos.

Para o médico ortopedista e traumatologista, Joaquim Reichmann, quando se discutem as causas das cãibras, depara-se com situações na qual existem várias possibilidades. O fenômeno em si é um estado de contração, sustentada por um determinado músculo ou grupo muscular. É o que chamamos de 'espasmo muscular'. O músculo se contrai e não relaxa. A manutenção de uma contração vigorosa torna-se extremamente dolorosa e a dor é tanto maior quanto maior for a massa muscular envolvida.


Se o processo que se instala no músculo é descrito e conhecido, o mesmo não se pode dizer das causas. A idéia de que a cãibra é causada ou por excesso de treinamento ou por falta de condicionamento físico não é correta. Podemos relacionar três mecanismos possivelmente determinantes: aparecimento de cãibras por micro traumatismos de repetições; por perda excessiva de água e sais, principalmente sódio e potássio através do suor; aparecimento de cãibras por acúmulo excessivo de ácido láctico no músculo, e em conseqüência de intensidade excessiva de esforço físico e, deficiência de fluxo sangüíneo, geralmente nos membros inferiores, via de regra provocada por resfriamento ou problemas vasculares.


“As causas das cãibras podem ter origens diferentes e gerar interpretações muitas vezes erradas. Talvez a mais comum seja de atribuir a cãibra sempre à falta de preparo físico, quando ela pode ocorrer, por exemplo, por perda de sais e água em dia muito quente e úmido”, considera Joaquim Reichmann.
Outra questão esclarecida por Reichmann é a crença de que comer banana previne cãibra. “Esta 'crendice' está cheia de verdade científica, uma vez que um dos fatores que causam a cãibra seja a perda de potássio pelo suor em excesso e a banana é um dos alimentos mais ricos em potássio “, garante.




Blog Widget by LinkWithin

4 comentários:

  1. descul-me mais.
    o que e que esse dotor Joaquim disse de especial que nos ja não sabemos.

    ResponderExcluir
  2. Isso me lembrou do Guga que nos intervalos das partidas, comia bananas! hehe

    Abração

    ResponderExcluir
  3. Luiz,
    Desde criança que conheço essa história,e como foi dito, o potássio é realmente benefico.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. É bom saber que esta 'crendice' popular 'está cheia de verdade científica', porque já comi e aconselhei muito que se comesse banana. Até sua 'embalagem' é especial, é prática, não engordura nem mãos nem organismos, não tem farelo.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog