25 de setembro de 2012

Tecnologia: avisos meteorológicos com mais rapidez via SMS

O setor de previsão do tempo da Epagri/Ciram já dispõe de nova tecnologia que permite mais rapidez no envio de mensagens SMS (torpedos de celular). Essa ferramenta de comunicação é utilizada para informar autoridades do Estado, Defesa Civil, Celesc, Cidasc e outros tomadores de decisão sobre fenômenos meteorológicos extremos que podem atingir o Estado nas próximas 3 horas.


“Por meio do SMS informamos os tomadores de decisão a respeito de situações que podem colocar o Estado em risco e que foram detectadas nas previsões de curtíssimo prazo”, explica Clóvis Corrêa, meteorologista da Epagri/Ciram. Por isso, a agilidade na entrega dessas mensagens é fundamental. Com o crescimento da lista de pessoas que devem ser informadas com urgência, o processo foi ficando mais lento, até que foi necessário encontrar uma tecnologia mais moderna que atendesse à demanda com rapidez.


Foi nesse cenário que entrou o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da Epagri/Ciram. Depois de pesquisar no mercado, técnicos do setor encontraram uma empresa especializada no envio da SMS. A empresa faz a mediação entre a Epagri/Ciram, que emite a mensagem, e as operadoras de celular. Além da rapidez, a nova tecnologia também reduziu os custos de envio.Sms


Fernanda Maraschin, analista de sistemas da Epagri/Ciram, explica que foi necessário adaptar o sistema utilizado pela Epagri/Ciram à tecnologia da empresa contratada. Porém, o modo como os meteorologistas e técnicos em meteorologia enviam as mensagem permaneceu o mesmo, dispensando a necessidade de capacitação de pessoal. A contratação da nova empresa trouxe outro grande benefício para a Epagri/Ciram. Agora é possível acompanhar em tempo real o status de entrega de cada mensagem. Essa informação fica disponível em relatórios emitidos pela contratada e acessados pela Epagri/Ciram a qualquer momento via internet.

Também graças a um esforço da TIC a Epagri/Ciram agora faz parte da Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/CIRAM) a enciclopédia aberta da internet. As informações de previsão e monitoramento do tempo fornecidas pela Epagri/Ciram também já estão disponíveis, desde o ano passado, no Twitter(@Epagri/Ciram) e Facebook (facebook.com/pages/EpagriCiram).

Fonte: Gisele Dias - Assessoria de Comunicação Epagri/Ciram

Blog Widget by LinkWithin

Um comentário:

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog