21 de abril de 2012

O Maior jogo para universitários

Para quem é estudante universitário, tem ideias empreendedoras e se interessa por ampliar o conhecimento em gestão de negócios, estão abertas até o dia 18 de maio as inscrições do Desafio Sebrae 2012. O jogo é realizado uma vez por ano e busca atrair jovens – cursando qualquer curso de graduação – que queiram aprimorar os conhecimentos na área empresarial. Com etapas virtuais e presenciais, o Desafio é considerado o maior jogo de negócios do mundo para estudantes.

Neste ano o tema do jogo virtual será “frutas tropicais”. O desafio é simular a administração das diversas etapas de um negócio, desde a produção das frutas até a venda de produtos com valor agregado, como sorvetes, polpas e sucos. Na simulação os participantes terão que contratar empregados, gerenciar lojas, definir preços e comercializar os artigos. Segundo a coordenadora nacional do jogo, Carla Virgínia, a proposta é que os estudantes aprendam com a experiência. “Eles terão que pensar em toda a cadeia e tomar decisões sobre comércio e serviços”, explica. A escolha do tema foi feita em parceria com a Embrapa com o objetivo de impulsionar ainda mais o agronegócio que vem crescendo no Brasil.

As equipes podem inscrever com grupos de dois a cinco participantes, e ainda indicar um professor para orientá-los. A novidade é que eles terão acesso a um demonstrativo - versão compacta do jogo – que permitirá aos docentes um conhecimento prévio do software faDesafioSebrae2012cilitando na hora do jogo oficial. Além do disso, os inscritos também receberão um link para o download do jogo, onde serão disponibilizados 40 minutos diários, durante cinco dias, para competir. Com a ferramenta aproximadamente dez mil professores poderão jogar simultaneamente. “Uma das grandes novidades desta edição é a disponibilidade do jogo aos participantes pelo tablet ou smartphone, que possibilita ao aluno jogar a qualquer hora e em qualquer lugar sem que seja necessário estar em frente ao computador”, afirma o gestor do Desafio em Santa Catarina, Fernando C. Santos.

O Desafio Sebrae tem por objetivo estimular o espírito empreendedor em estudantes universitários, desenvolver a capacidade gerencial e difundir conceitos de competitividade, inovação, ética, sustentabilidade e responsabilidade social. Os alunos começam a jogar em maio e os vencedores estaduais irão competir na fase final com os outros estados participantes. Para participar os universitários devem fazer a inscrição online no site www.desafio.sebrae.com.br no período de 11 de abril a 18 de maio. As perspectivas para este ano é que 150 mil alunos participem do jogo, sendo cinco mil somente em Santa Catarina.

Todos os integrantes das oito equipes que chegarem à final nacional ganharão um iPad, além de bolsas de estudos da Fundação Getúlio Vargas (FGV). As três primeiras equipes ganharão um curso de inovação oferecido pela Coordenação de Programas de Pós-Graduação de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), parceira do Desafio. A grande campeã nacional fará também fará uma viagem de dez dias a um centro de empreendedorismo no exterior e participará da final internacional.

Na fase semifinal, a equipe campeã de Santa Catarina competirá com as campeãs dos outros Estados. A viagem de uma semana para Salvador (BA) será financiada pelo Sebrae/SC.

Fonte: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

Blog Widget by LinkWithin

Um comentário:

  1. Bem lembrado Luiz!
    Os barbixas estão com uma série de filmes no youtube pra impulsionar o Desafio http://www.youtube.com/watch?v=JwgSMiwP4T0
    As inscrições são até o dia 18 de maio: http://www.blog.desafio.sebrae.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog