8 de abril de 2012

Incentivo à permanência de jovens no campo

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC) levará até as escolas da rede estadual o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação. O objetivo é expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada para estudantes ligados ao campo.

O Senar/SC levará a todas as regiões do Estado cursos profissionalizantes voltados a atender demandas do meio rural. De acordo com o superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, as capacitações estarão voltadas à formação inicial continuada aos estudantes de Ensino Médio das escolas estaduais.

“Priorizamos treinamentos que tenham relação com as atividades rurais de cada região. A meta é atingir os jovens e capacitá-los para que possam agregar conhecimentos sobre atividades que contribuirão no aumento da renda da família. Assim, permanecerão no campo motivados”, complementa.

Hoje, a sucessão familiar é uma das maiores preocupações do Senar/SC e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Ssenaranta Catarina (Faesc). “Muitos pais ficam sozinhos na propriedade e não conseguem mão de obra para auxiliar nas atividades, enquanto os filhos sofrem em busca de oportunidades nos grandes centros. Precisamos mudar essa realidade, e o caminho é a profissionalização do campo”, assinala o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo.

Os primeiros municípios a receberem o programa estão definidos. Bovinocultura de leite será ofertado em Pinhalzinho, São Lourenço do Oeste, Palmitos, Dionísio Cerqueira, São José do Cedro, Itapiranga, Campo Erê, São Miguel do Oeste, Iporã do Oeste, Água Doce, Papanduva, Chapecó, Seara, São José do Cerrito, Braço do Norte e Presidente Getúlio. O treinamento em Olericultura será oferecido nos municípios deAbelardo Luz, Urubici e Angelina. Araranguá receberá a capacitação em Equideocultura.

Os treinamentos terão duração de no mínimo 160 horas. Os alunos interessados em participar do Programa devem procurar a direção da escola onde estudam. Outras informações estão disponíveis no site do Senar/SC (www.senar.com.br) ou pelo telefone 48 3333 0322.

Fonte: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog