20 de abril de 2011

Sem vontade de transar? Isso é normal?

Há pessoas que não têm mesmo a menor vontade de fazer sexo? Isso é normal? É algo físico ou tem mais a ver com questões emocionais? E o que fazer quando você se vê num relacionamento fixo com alguém que é assim? Uma vida sexual regular é bom para a sua saúde. Obviamente sexo é bom, mas ele também pode satisfazer todo tipo de necessidades na área da intimidade emocional, sexual e física e ajuda os parceiros a manterem-se próximos.

Para entender melhor tudo isso é importante olhar para o cenário em que vivemos. É um momento em que se fala muito sobre sexo: na mídia, em casa, na escola, em diversos lugares. No entanto, o assunto é pouco conversado entre os casais. E ainda é tema tabu, carregado de preconceitos e ideias equivocadas. Você pode dar uma tossida e dizer que é falta de tempo, mas há uma série de outras razões também, desde ganho de peso e perimenopausa até sobrecarga de tecnologia.sexo140

Você pode até duvidar da possibilidade de alguém não gostar de sexo, ou não sentir vontade de fazer. Mas isso é natural e pode fazer parte da vida de qualquer pessoa. Claro que existem questões físicas e emocionais em jogo. Por exemplo, é possível que os hormônios estejam numa fase de alterações, o que pode causar baixa de libido. Não se sentir à vontade com o próprio corpo nem conhecer seus mecanismos de prazer; viver um momento de grandes preocupações com o trabalho, as finanças, a saúde, a família, os filhos ou qualquer setor; sentir-se em meio a conflitos variados, tanto consigo quanto com a pessoa com quem divide a cama, entre outros. Tudo isso pode afetar o desejo.

Com freqüência se diz que a cama deve ser usada apenas para sexo e sono. E porque tantas pessoas insistem em levar notebooks, PDAs, novela das nove, etc. até ela? Toda essa tecnologia e distração podem causar insônia e dar uma gelada na sua vida sexual. Até porque é difícil iniciar o ato se o parceiro(a) está escondido atrás do jornal, ou grudado da TV ou se suas mãos estão ocupadas explorando a internet ao invés do corpo.

Mulheres com doenças crônicas — como fibromalgia, anemia, diabetes ou artrite reumatóide — podem não entrar no clima por causa da fadiga e dores corporais. Diabéticas podem apresentar pouca lubrificação vaginal, pouca excitação sexual e propensão para infecções por fungos. Uma vez que é detectado e corrigido um problema como o de tireóide ou anemia, quaisquer sintomas associados devem se dissipar.

No entanto, há quem simplesmente não goste de sexo. E ponto. Não se trata de uma fase ou um momento de vida. É algo mais profundo e duradouro. Uma questão de gosto. Gostamos de algumas coisas, de outras não. Por que é que com o sexo seria diferente? As pessoas tem o direito de se interessar ou não pelo que quiser. Até aqui, tudo bem. Mas o quê faz quem está ao lado de uma pessoa que não tem interesse em sexo?

A situação se torna bem complexa nesse ponto. Afinal, assim como um tem o direito de não gostar de sexo e não querer fazer, o outro também tem todo o direito de desejar e querer transar. Como é que esse casal se ajusta? A primeira ideia é tentar negociar. É importante que ambos se perguntem: que acordo dá para fazer para que se mantenham satisfeitos juntos? Mas será que dá para chegar a esse acordo? Em alguns casos, não dá. E aí cabe a cada um decidir o que quer e quais são as prioridades da sua vida e das relações nas quais se envolveu. A decisão não é fácil. Cada pessoa terá de responsabilizar-se por sua vida e tomar o rumo que deseja para si. Assim, certamente será mais saudável e, com o tempo, se revelará mais prazeroso.

Fonte: Site Médico e Hypescience

Blog Widget by LinkWithin

3 comentários:

  1. Minha esposa sofre de fibromialgia,diabetes e anemia crónica, mas ela adora transar! Tem de ser um dia em que pinte uma forte crise para ela não querer.Estamos juntos faz 17 anos e transamos uma média de 2 ou 3 vezes por semana. Mulher sem vontade de transar é mulher sem sentimento pelo seu homem

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Q falta de informação desse Anônimo! Mesmo dpois de tanta explicação e clara ainda, falar tamanha sandice...

    ResponderExcluir
  3. meu marido nao compreende ela chega a dizer que estou com outro,como posso esta com outro se nao tenho vontade nem com ele.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog