19 de janeiro de 2011

TV e Computador aumentam o risco de doenças cardíacas

Cuidado! Se você gasta mais de duas horas por dia de seu tempo livre assistindo à televisão ou usando o computador, você tem duas vezes mais chances de desenvolver doenças cardíacas e corre mais risco de morrer.

O alerta é de um estudo publicado no Journal of the American College of Cardiology, segundo o qual, o efeito foi o mesmo independentemente de quanto as pessoas se exercitaram, demonstrando que a forma como escolhemos passar nosso tempo livre fora do trabalho tem grande impacto na nossa saúde.

Os pesquisadores estudaram dados de 4.512 adultos que participaram da Pesquisa Escocesa sobre Saúde domiciliar. A informação sobre o tempo gasto em frente a telas de TV e monitores de computador veio de dados passados pelos entrevistados sobre seus hábitos em relação a TV e DVD, uso de computador nos horários de lazer e uso de vídeo games.

Quando os cientistas compararam os dados das pessoas que disseram ter gasto menos de duas horas por dia de seu lazer em frente a uma tela de computador ou de TV àquelas que passaram quatro ou mais horas por dia, eles descobriram um risco 48% maior de morte de qualquer causa.Cardiaco

Entre aqueles que passaram duas ou mais horas por dia diante de monitores depois do trabalho, eles também descobriram um risco 125% maior de que venham a sofrer problemas cardiovasculares, como o ataque cardíaco. Independentes dos tradicionais fatores de risco, como o tabagismo, a hipertensão, o índice de massa corporal, a classe social, bem como a prática ou não de exercícios.

O estudo, também destacou, que um quarto das associações entre o tempo gasto diante de um monitor e problemas cardiovasculares se explicou coletivamente pela proteína C-reativa (PCR), o índice de massa corporal e colesterol da lipoproteína de alta densidade.

Fica então o alerta para os riscos de se permanecer inativo durante o tempo fora do trabalho, especialmente porque, a maioria dos adultos em idade produtiva já passam longos períodos inativos enquanto viajam ou mal sentados em uma mesa de escritório ou diante do computador.

Fontes: Journal of the American College of Cardiology, AFP

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog