29 de janeiro de 2011

O computador chega ao campo

O programa INCLUSÃO DIGITAL RURAL - implantado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em Santa Catarina, órgão ligado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) – atingiu a 5.601 alunos em 2010, organizados em 637 turmas, com média de nove participantes cada.

O objetivo é levar a informática ao campo com o compromisso de oportunizar aos produtores e trabalhadores rurais o acesso às tecnologias e informações com vistas a aumentar a eficiência da propriedade rural e a competitividade da agricultura familiar e da agricultura comercial. O programa é prioridade do sistema Faesc/Senar, assegura o presidenteJosé Zeferino Pedrozo.

No ano passado, o programa absorveu recursos da ordem de 1 milhão de reais e sua implantação envolveu o Senar/SC, a Faesc, a Confederação Nacional da Agricultura e os Sindicatos Rurais, salienta o superintendente do Senar/SC,Gilmar Antônio Zanluchi.

O superintendente realça que o crescente emprego do computador no campo assemelha-se à chegada da energia elétrica e, depois, do telefone às comunidades rurais. A ampliação do sinal da rede – com a internet via rádio e outros recursos – permite ampliar o uso do computador na vida das famílias CompCamprurais. “Por isso, em 2011, vamos repetir o programa e tornar a informática acessível a maior número de pessoas”.

Os treinamentos foram ministrados em 99 telessalas espalhadas em todas as regiões do território catarinense, sendo 14 telessalas dos Sindicatos Rurais e 85 das comunidades locais. Também foi empregada uma unidade móvel – sala itinerante com dez notebooks. Famílias rurais de 74 municípios do território barriga-verde foram beneficiadas.

O programa oportuniza acesso às tecnologias de informação e comunicação, visando obter eficiência na propriedade rural e melhoria na qualidade de vida. Outro objetivo é integrar o homem do campo com o mundo das informações por meio do acesso ao Canal do Produtor (www.canaldoprodutor.com.br).

O público-alvo do programa é formado por produtores e trabalhadores rurais e seus familiares com pouco conhecimento de informática. “Este público precisa ter informação em tempo real para se tornar mais eficiente em sua propriedade. Uma inserção mais agressiva no mercado e um resultado comercial mais rentável são alguns dos efeitos esperados”, expõe Pedrozo.

A técnica em formação profissional Estela Macedo, do Senar/SC, explica que o Senar e a Faesc aperfeiçoaram o programa em 2010 e reforçaram o status de formação profissional rural, incluindo um treinamento adicional de 16 horas em informática básica. Assim, ficam estabelecidos dois módulos: o treinamento em INCLUSÃO DIGITAL (com duração de 16 horas) e o treinamento em INFORMÁTICA BÁSICA (com mais 16 horas). As turmas de dez participantes farão um curso de cada vez, mas aqueles já familiarizados com o computador, poderão fazer, diretamente, o curso de informática básica.

O conteúdo do primeiro módulo inclui introdução à informática, como utilizar o computador e seus periféricos, introdução aos aplicativos e utilização do sistema operacional Ubuntu. O segundo módulo contemplará a ampliação dos conhecimentos para utilização de outras ferramentas, como o BrOffice, Internet e navegação na web.

Fonte: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

Blog Widget by LinkWithin

Um comentário:

  1. Muitos agricultores e pecuaristas, de pequenas propriedades ja sentiram a necessidade da informatica no campo e as vezes até influenciados por filhos e netos os mais velhos estão aceitando de bom grado esta modernidade.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog