25 de janeiro de 2011

Qual o meio de transporte que você utiliza?

Superlotação, falta de segurança, atrasos, falta de conforto, custo e até vandalismo. Estas são as principais deficiências quando o assunto é transporte público. Transporte público ou transporte coletivo designa um meio de transporte no qual os passageiros não são proprietários deles, e são servidos por terceiros.

Mas, mesmo com todos estes problemas, o transporte público, principalmente o ônibus, é o meio de locomoção mais usado nas cidades brasileiras, de acordo com o estudo Sistema de Indicadores de Percepção Social: Mobilidade Urbana, feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Segundo o estudo divulgado nesta segunda-feira (24), 44% dos brasileiros se locomovem dessa forma.

Em segundo lugar aparece o carro, com 23,8%, seguido por motocicleta com 12,6%. O levantamento feito com 2.770 famílias em todo o País constatou ainda que 12,3% se locomovem a pé.

O levantamento confirmou a percepção de que as regiões mais desenvolvidas do Brasil possuem também os maiores indicadores de transportes, pois a evolução econômica traz consigo a necessidade de mais infraestrutura, em especial ligada à mobilidade urbana.TransCol

De acordo com o Ipea, o levantamento é importante diante da atual conjuntura de alto índice de crescimento econômico e o reconhecimento de gargalos ligados à infraestrutura de transportes no País, fator este que pode comprometer as políticas governamentais no curto prazo.

Por isso, o instituto avaliou a percepção da sociedade brasileira a respeito da mobilidade urbana e seus temas derivados, como eficácia do transporte público, dificuldades encontradas em sua utilização, condições das vias, motivos de utilização, entre outros.

O Ipea ressalta que, nos dias atuais, não se pode pensar em desenvolvimento econômico e social sem transporte. “As pessoas precisam se deslocar para estudar, trabalhar, fazer compras, viajar e possuem cada vez mais a necessidade de estar em movimento”, diz o documento.

O estudo considerou os diversos tipos de transportes existentes no Brasil, como carro, moto, bicicleta, ônibus, a escolha depende de uma série de fatores como conforto, tempo de trajetória, segurança, custo e acessibilidade, entre outros.

E você, qual o meio de transporte que mais utiliza?

Fonte: Ipea e Agência Brasil

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog